Destaques

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aphrodite´s Child: Um Presente Dos Deuses.





Você pode nunca ter ouvido falar neles, mas com certeza já ouviu alguma música deles. Aphrodite´s Child foi uma banda grega (isso mesmo, helênica) de rock progressivo formada  pelo vocalista  Demis Roussos, o multi-instrumentista  Vangelis Papathanassiou e o baterista Loukas Sideras. A biografia do Aphrodite´s Child se mescla com a de seu principal membro, Demis Roussos que com apenas 17 anos montou a sua primeira banda. Por falta de permissão para trabalhar na Inglaterra a banda mudou-se para Paris em plena Revolução de maio de 1968, onde construíram uma carreira de sucesso.
    O primeiro álbum não oficial da banda obteve um enorme sucesso, chegando a vender um milhão de discos apenas na França. Nos anos seguintes o desempenho da banda só melhorou, com a sua voz estilo de ópera  Demis Roussos e seus companheiros levaram a banda a um sucesso internacional que durou até o seu último álbum 666 ( the Apocalypse of John, 13/18) de 1972. Porém este não é o melhor álbum da banda, para aqueles que querem conhecer melhor a obra dessa grande banda recomendo os seus dois primeiros álbuns: The end of the world (1968) e It´s Five O´clock (1969), este último com alguns dos maiores clássicos da banda como a música título do álbum: uma verdadeira obra prima com uma das mais lindas melodias da música pop, além de Marie Jolie, na qual é possível se deliciar com a fantástica voz de Roussos naquela que é considerada uma das mais belas músicas românticas de todos os tempos.
     Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do Aphrodite´s Child com certeza, em algum momento de fossa ou curtindo uma paixão violenta, já chegou às lágrimas ao som desses gregos, com letras que falam principalmente de amor. Com o fim da banda os seus integrantes partiram para bem sucedidas carreiras solos, principalmente o vocalista, Demis Russos, e o tecladista Vangelis Papathanassiou que fez uma parceria de sucesso com outro grande músico do rock progressivo, Jon Anderson; do Yes, formando a dupla  Jon and Vangelis, além de compor trilhas sonoras para o cinema. Vale a pena conhecer e se deliciar com o som desses gregos abençoados pelos deuses, não só por Aphrodite, a deusa do amor, como por todos os demais que do olimpo presentearam a nós, meros mortais, com esse som capaz de nos levar a um estado de epifania, somente possível através da arte.  

(Texto: Nilton Aquino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...