Destaques

sábado, 1 de outubro de 2011

Paixão, finesse e fúria.

Já faz um tempão, era final de Domingo e já estava prestes a desligar a tv e me recolher, quando decidi mudar o canal para a Tv Cultura. Percebi que seria exibido o show de Stevie Ray Vaughan. Um amigo meu já havia mencionado seu nome, dizendo que se tratava de um exímio guitarrista. Esse show foi gravado em 1983 no Canadá em um famoso bar chamado El Mocambo ( o dvd chama-se Stevie Ray Vaughan live at the El Mocambo).
Nessa época, eu já tinha minha guitarra (e a tenho até hoje) e confesso que depois de ter visto a performance de Stevie, pensei até em vendê-la e comprar um pandeiro, para tentar a carreira de pagodeiro (é claro que estou brincando, pois odeio esse gênero musical). Stevie era um cara que não se poupava como alguns artistas que escondem o jogo até o grand finale. Logo de cara, após a apresentação de uma espécie de mestre de cerimônias, (não se vê quem apresenta, apenas se ouve a voz) ele entrou tocando a frenética Testify. Para mim aquilo foi como uma patada, nem consegui ficar mais deitado (assisti o show inteiro sentado na cama). Stevie não deixou de homenagear seus ídolos, turbinou Voodoo Chile e barbarizou sua guitarra em Third Stone from the Sun , ambas de Jimi Hendrix. Alías, uma das coisas em comum entre Stevie e Hendrix, era justamente a fúria e a paixão com que ambos empunhavam suas guitarras..  Para eles, cada show era como se fosse o último. Mas o ápice de sua performance ocorre em Texas Flood, é nela que Stevie deitou e rolou, fazendo com que meu queixo fizesse companhia aos meus pés. Infelizmente, para Stevie, seu último show foi sete anos após de El Mocambo. Em 27 de Agosto de 1990, após retornar de um show onde havia dividido o palco com Eric Clapton, Robert Cray e Buddy Guy, o helicóptero onde viajava Stevie e membros da equipe de Clapton, colidiu com uma pista artificial de ski, dando assim fim ao músico que revigorou o blues, que já dava sinal de cansaço.
(Texto: Sergio Silva)

Um comentário:

  1. Stevie Ray Vaughan... Eu só posso agradecer eternamente a você, Sérgio, por ter revigorado em mim a "imagem" desse grande guitarrista, que há muito andava perdida e ofuscada desde a minha adolescência. Que músico limpo, visceral, apaixonado, profundo, encantado e "encantador" é Stevie Ray Vaughan, diferente de muitos malabaristas da guitarra. Evoé a ele e a você, Sérgio! Forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...