Destaques

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Caso dos Irmaos Naves





O caso dos irmãos Naves, um filme que retratou o que muitos dizem ser o maior erro judicial que ocorrerá no Brasil.
O ano de seu lançamento foi em 1967, extraído da obra: “O caso dos irmãos Naves” de JOÃO ALAMY FILHO. Destaca um elenco muito qualitativo entre os mais conhecidos: Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira, Sérgio Hingst, John Herbert, Lélia Abramo com direção de Luís Sérgio Person e produção: Mário Civelli, Glauco Mirko Laurelli, Luís Sérgio Person, Lauper Filmes e MC Filmes e com o grande roteirista Jean-Claude Bernardet.
O filme é em preto e branco, duas cores clássicas, sua historia tem início na cidade de Araguari (MG) que hoje tem cerca de 110.000 habitantes, o ano é o de 1937 em pleno Estado Novo com a instauração do regime ditatorial de Getúlio Vargas, vive-se um grande caos no país, principalmente nas áreas da economia e dos direitos humanos, o enredo conta o desaparecimento de Benedito Pereira Caetano, comerciante, tinha como sócios seus primos os irmãos Naves, Sebastião José Naves (Juca de Oliveira) e Joaquim Rosa Naves (Raul Cortez). Os irmãos dão conta do desaparecimento, denunciam a policia, então começa as investigações. Por pressão da sociedade para acharem um culpado a policia acaba culpando os irmãos, são torturados até assumirem o crime, constituem como advogado de defesa João Alamy Filho(John Herbert), começando assim toda a trama, os acusados sem crime por juri popular que ao final Benedito Pereira Caetano reaparece, não seria muito interressante contar os detalhes, pois assistam ao filme... Ele é rico, atuações dos atores são ótimas, de um portugues bem falado e narrado, foi vencedor do Festival de Brasília 1967, com o Troféu Candango nas categorias: melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Lélia Abramo), indicado ao Gran Prix no festival de Moscou 1967, em 1968 é considerado o melhor filme do ano pela crítica,  em 1972 fez grande sucesso em Nova Iorque, impressionando a crítica local.

(Texto: John Rudy)

3 comentários:

  1. Essa não foi e nunca será a primeira vez em que a justiça comete erro, a ditadura acabou mas a justiça continua cega para a verdade quendo isso é conveniente. Parabéns, amei o video e vou continuar curtindo.É bom, pura informação e conhecimento.
    Neide Dias

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, obrigado por promover.

    ResponderExcluir
  3. Sinal que em épocas diferentes, eram feitos filmes bons.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...