Destaques

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dois Irmãos: Obra prima da literatura contemporânea brasileira.

Dois irmãos é o título do segundo livro do escritor e professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas, Milton Hatoum. Esse livro deu a ele o Prêmio Jabuti de 2000 (o segundo dos três livros vencidos por ele no mesmo prêmio). Milton Hatoum é descendente de libaneses e essa característica o influenciou ao compor os personagens de Dois Irmãos.
A história se passa na cidade de Manaus (mas o autor também menciona o sul do Líbano que é de onde veio a geração anterior e São Paulo, destino de um dos personagens). O livro começa pelo fim, ou seja, nos anos 60, voltando para os anos 20 e retornando para os anos 60. Outra curiosidade é a discrição do narrador (o livro é em primeira pessoa), pois só sabemos seu nome quase no fim.
Nos 12 capitulo, Hatoum descreve com uma linguagem bastante acessível, a decadência de uma família, que tem como personagens principais os dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, que possuem personalidades completamente distintas, fato esse que contribui para um sério problema de relacionamento.
Fica aqui a dica pra você que quer ler um livro de altíssima qualidade literária e com uma linguagem bem simples.
(Texto: Sergio Silva)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...