Destaques

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Gricerina Punk/Hardcore, da Zona Leste Sem Medo De Ser Contundente.

Formada em meados de 2007 na periferia da cidade de São Paulo, bairro Cohab 2, situado na região de Itaquera, o Gricerina iniciou suas atividades como a maioria das bandas de punk rock como uma forma de diversão e descontração, após muitas mudanças de formação,muitos altos e baixos eles lançaram seu primeiro Full Álbum em 2011 intitulado "Mais um dia de Loucura Chegando" sendo muito bem recebido pelo publico e tendo um ótimo retorno na cena gerando muitos shows dentro e fora de SP , atualmente os caras se encontram realizando muitos shows além de prepararem seu segundo trabalho  com o nome de "Paulada na Lata" , entrevistamos os caras para sabermos um pouco mais sobre este novo trabalho e muitas outras histórias , confiram abaixo.










1-(Salada Itinerante) O Gricerina foi formado em meados de 2007 de lá pra cá muita coisa mudou , formações diferentes , novos trabalhos ,  inclusive a musicalidade  ficou bem mais pesada com elementos de Crossover e Thrash Metal  , gostaria que fizessem uma paralelo da evolução da banda ao longo dos anos?

1-(Gricerina) Em 2007 quando formamos a banda, éramos apenas adolescentes fãs de punk rock aprendendo a tocar. A entrada do Jonas e do Tunico, que já possuíam uma bagagem musical maior, foi o principal fator da evolução da banda e do nosso estilo. Nosso aprimoramento musical e nosso amadurecimento pessoal fizeram com que naturalmente nosso som mudasse. Incorporamos novos elementos e uma complexidade maior aos arranjos, sem perder a essência punk nas letras.
Não nos limitamos a rótulos e nem a mesmice. Temos a necessidade constante de renovar, sem medo de arriscar e nem de misturar estilos distintos.











2-(Salada Itinerante) Praticamente todos os integrantes da banda são do bairro Cohab 2 , situado na região de Itaquera , extremo leste de SP, esta forte influencia das vivencias na periferia e dos contrastes  sociais da grande metrópole que é São Paulo , como é para vocês retratar estas experiências nas musicas da banda ?


2-(Gricerina) Não escolhemos onde vamos morar quando nascemos, temos que observar e aprender com a realidade de que viemos, e as origens são o que fazem as pessoas, como vão se comportar, vestir, dialogar e se colocar diante da sociedade. A realidade da periferia é absurda, muitos dos hospitais que dão acesso ao público tem condições precárias de atendimento. Muitas pessoas sem estrutura nenhuma. Há lugares em que a água chega até o teto, pessoas desabrigadas nas ruas e com frio, e viemos disso. Mas a periferia é rica em arte e cultura. É difícil encontrar oportunidades diante dessa realidade, então lutamos por isso. Queremos ver os acessos, colocamos em nossas letras o protesto de cada cidadão periférico, as pessoas se identificam com o som porque se sente como nós. Querem também se expressar, nosso país se encontra em um constante protesto, nossa situação política nos envergonha. Queremos a mudança, a melhora da nossa quebrada principalmente. O protesto em cada verso e em cada nota é pelos nossos.



3-(Salada Itinerante) Como funcionou o processo de composição ,gravação e mixagem das musicas que integram o ultimo trabalho de vocês  o álbum “ Mais um dia de Loucura Chegando” em qual estúdio foi gravado o trabalho , e como este álbum foi aceito pelo público em geral ?



3-(Gricerina) Nosso primeiro trabalho teve diversos compositores como, por exemplo, o fundador e antigo vocalista da banda Giovanni Perez, e também músicas de bandas que já pararam suas atividades, porém marcaram época e optamos por regravar para sempre reviver aqueles momentos (Krowd, Órfãos da Nação). O álbum foi lançado no Luar Rock Bar, casa referência para cena underground, casa lotada e todos saindo com seu CD, a partir daí vieram muitas conquistas devido à aceitação e divulgação dessas mesmas pessoas que estavam nesse dia marcante. Gravado no antigo Fábrica SP em dois dias rs (isso mesmo, dois dias) sem intervalos. Superaram todas nossas expectativas e nos colocou em muitas casas que sempre sonhamos em tocar.








4-(Salada Itinerante)  Recentemente vocês abriram um  show de uma das maiores bandas do estilo dentro do nosso pais o Ratos de Porão , durante o circuito SP de Cultura no PQ Raul Seixas , praticamente quintal da casa de vocês , durante o show  percebi que mesmo a galera que não conhecia a banda  agitou do começo ao fim , foi certamente uma verdadeira aula de Hardcore naquela tarde , como foi para vocês este show as expectativas e a repercussão que rolou depois dele ?


4-(Gricerina)  A expectativa para esse show era muito grande, sabíamos que precisávamos fazer o nosso melhor, estaríamos no “quintal de casa”, ensaiamos duro para que tudo desse certo e ficamos surpresos com o resultado. Aquela galera toda esperando para ver uma das maiores bandas da cena punk e quando se deparam com o peso do som, a roda de bate cabeça, todo mundo agitando, foi gratificante todo o esforço colocado para tal ocasião. O impacto foi tão grande que teve gente afirmando que “o show de vocês foi melhor da noite”. Não era nossa ideia, mas críticas sempre serão bem vindas para a melhora de nosso trabalho. Superamos nossas expectativas. Ao passar dos dias, nas ruas, vieram muitos elogios do show, e em cada um desses, mais motivação para continuar.  O show deu força total para a gravação do “Paulada Na Lata” que sai nesse próximo semestre.



5-(Salada Itinerante ) Como vocês vem a Cena Punk/Hardcore  atualmente , muitos veem com um certo pessimismo  chegando a declarar que o punk morreu .Qual é a opinião de vocês quanto a isso ?


5-(Gricerina)   Antes de tudo, o punk não morreu e nunca morrerá. A cena ainda vive sim, enquanto existir desigualdade social e de classes na sociedade, o punk sempre estará lá pra ser aquele símbolo/espírito/atitude que move a gente e, assim como tudo dentro do sistema, é uma peça fundamental dentro de uma "democracia" como eles chamam aqui. Logicamente como tudo em todas as eras teve seu auge e tempos de glória e bandas que movimentaram o país e a cabeça dos jovens naquela época, isso sem as facilidades de hoje em dia como a própria popularização da internet no país, é fato que tivemos grandes perdas como o Redson (Cólera), do qual tivemos o prazer de dividir os palcos e bastidores com essas ideias e descontração e serviram pra gente também como um aprendizado tanto musical como pessoal e falando de música, a cena continua rolando e vai rolar por muitos e muitos anos. Temos excelentes bandas em atividade há mais de 30 anos e bandas novas que vem com esse mesmo espírito mantendo essa "chama" acesa. Hoje em dia é mais fácil o acesso a casas de cultura e ONG's para realização de shows e apresentações de várias vertentes artísticas e movimentos culturais das regiões mais isoladas de São Paulo e região, porém, ainda há muitos "chacais" por assim dizer, que sugam essas bandas com valores e condições absurdas para poderem apresentar seus trabalhos e assim disseminar suas ideias, isso também enfraqueceu a cena, mas perdeu força de uns anos pra cá com as prefeituras de cidades vizinhas facilitando espaços para apresentações e gerando editais para artistas autorais da cena também se apresentarem e terem o devido respeito pelo trabalho apresentado.



6-(Salada Itinerante )   Estive vendo alguns Clipes da banda tanto “Rolé na Augusta “ quanto “Botinada”  ambos tem um gravação e uma edição muito boa , como foi os bastidores da produção destes clipes e quem ficou encarregado deste trabalho ?


6-(Gricerina)  O clipe rolê na Augusta foi um marco crucial pra banda. De lá vieram prêmios como melhor single de 2013 pelo Zona Punk. Foram uma das aventuras mais doidas já passadas pela banda. Anunciamos a gravação e todos os amigos estavam lá, além de pessoas que se ajuntaram a festa sem nem saber do que se tratava. Resultado: Rua Augusta parada 3 vezes. Esta parceria junto ao Itaquera na Cena proporcionou o clipe, até o momento, mais louco da banda.
Ver que jovens e crianças estão lá balançando a cabeça é um dos ápices da banda. Alguns estudantes até se propõem a fazer alguma matéria, vídeo ou algo da banda. Este é o caso do clipe Botinada feito por um estudante de artes visuais Jairo de Sousa, um convite feito um dia antes em que abraçamos para ajudar um estudante e saiu esse belo resultado.

7-(Salada Itinerante) Tanto o Punk rock quanto o Hardcore sempre tiveram uma postura politizada e radical frente as “maracutaias” que ocorrem-na politica e na sociedade ,  gostaria de saber o que vocês pensam sobre o que esta ocorrendo no cenário politico atual e qual o posicionamento da banda frente a isso ?


7-(Gricerina)  Esse é o nosso assunto predileto "rs".
Em quase todas as músicas da banda abordamos o assunto política. Desde a formação da banda o intuito já era formar opinião, como é de costume em nosso gênero musical. Nossa opinião política sempre foi radical. Somos a favor de uma reforma política e constitucional que nos inclua. Que inclua o povo da periferia, e acolha com atenção nossas causas. A política sempre foi e ainda é muito elitizada no Brasil. Precisamos de mais dos nossos nos representando e que os mesmos não se corrompam.
Tentamos fazer nossa parte, e através da música, enfatizar e fortalecer nossa causa.
Nossas letras adolescentes de 10 anos atrás ainda não saíram de moda, pois vivemos a mesma situação política em que assistimos de longe as decisões sendo tomadas, e de longe pagamos pelos equívocos e pela supremacia de nossos governantes.
Hoje o país vive uma situação política mais calorosa, onde o povo foi rachado em dois lados, exatamente como eles (os malditos políticos) queriam. Mesmo com toda essa turbulência não mudamos nossa opinião. Não somos a favor do golpe que foi dado a nossa democracia, porém não somos a favor do governo anterior. É aquela velha frase "tudo farinha do mesmo saco".
Seguiremos sempre firmes e fortes na abordagem desse assunto, até um dia chegar numa igualdade da qual não teremos do que reclamar. Isso é utópico, mas sem esse sonho nossas letras perderiam o sentido.






8-(Salada Itinerante)  Quais os planos para a banda para este próximo semestre de 2016 ,  e o que vocês preparam para o ano que vem já que faram 10 anos de carreira , já existe algo pensado neste sentido , uma data destas tem que ser comemorada?


8-(Gricerina)  Para o próximo semestre vamos gravar o play novo. Vamos retratar nas músicas situações rotineiras na vida dos brasileiros que dão um tapa na cara na parte política/social do Brasil que vem há anos com as mesmas pessoas no poder e com os mesmos problemas, além da fé sendo "cobrada" por assim dizer, será o PAULADA NA LATA, 7 músicas inéditas com uma pegada bem pra frente. Algumas dessas músicas nós já tocamos nos shows como as músicas "Adoradores do Estado e do Capeta", "EDIR Selvagem" e a que intitula o cd (uma das nossas preferidas) "Paulada na Lata", que em 2013 quando foi escrita citou antes da copa do mundo o vergonhoso 7x1 da seleção canarinho. Agora falando sobre os dez anos, sim vai rolar uma festa (risos). Ainda não temos nada confirmado, mas temos uns planos rolando. Acreditamos que no ano 13 de vida da banda vem um DVD, mas aguardem novidades e shows esse ano e o show de lançamento nesse segundo semestre.



9-(Salada Itinerante) Vocês vem realizando algumas apresentações no interior de SP  , geralmente os fãs de hardcore do interior do estado são bem mais calorosos , como vocês analisam o publico da cidade de SP e o publico do interior , vocês acreditam que existe uma diferença entre eles  ou é muito semelhante?



9-(Gricerina)  O que percebemos é um público mais honrado ao trabalho que a banda faz, ele admira e quer até mesmo ajudar com um simples "nossa obrigado por essa sonzera" talvez mais caloroso no interior pela falta de bandas diretas que condizem com a realidade.






10-(Salada Itinerante) Deixem um recado para a galera que acompanha a banda já a algum tempo e para a galera que esta começando a curtir o som de vocês agora , desabafem , enfim o espaço é de vocês ?


10-(Gricerina)  Agradecemos muito ao Salada Itinerante  pelo convite e as ótimas perguntas construtivas e a você que acompanhou até o fim e vem nos acompanhando, nosso recado principal é para os jovens montarem  suas bandas, acreditar é agitar, fazer propagar suas idéias.
Acessem nossa página no Facebook e aguardem que em breve terá novidades.
Obrigado e grande abraço da família Gricerina (GriGri rs)
www.facebook.com/gricerina







Clipe Oficial  "Rolé na Augusta".







 Full Album "Mais um dia de loucura Chegando"










Formação Atual 




Jonas Henrique (guitarra)

Tunico Fernandes (Baixo/Backing vocals)
Raul Expindola (Bateria)
Yuri Lescano (Vocal)

Contatos
Facebook perfil
Pagina Facebook
https://www.facebook.com/Gricerina/?fref=ts
Canal no Youtube
https://www.youtube.com/user/BGricerina

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É nois irmão, a ideia deste blog é ser um veiculo de midia independente para as bandas de qualidade de toda a cena independente do estilo musical , apreciamos musica de qualidade e isso o Gricerina tem de sobra, eu que agradeço a confiança , gratidão irmão tamos juntos mesmo sofrimento mesma caminhada então dividamos as glorias também , grande abraço .....

      Excluir
  2. Sensacional a matéria e as perguntas,tamo junto Danylão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que curtiram mano , é isso tamos juntos mano mesma caminhada , nosso blog sempre estará de portas abertas para as bandas autorais de qualidade que compoem a cena , apoiamos e acreditamos muito na música independente , gratidão pela confiança tamos juntos Tunicão...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...