Destaques

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Alceu Valença - C.E.U. Alto Alegre 04/06/2016








“A cultura está morrendo”. A certa altura de sua apresentação, Alceu Valença em tom melancólico, denunciou o estado moribundo em que se encontra a cultura hoje. Mas se isso está acontecendo mesmo, sua aparição no C.E.U. Alto Alegre pode ser encarada como uma dose extra de oxigênio para dar sobrevida a esse que é umas das bases da dignidade humana.
Com um pequeno atraso devido à chuva que contemplou as proximidades do Centro Educacional Unificado, Alceu adentrou ao palco e  uma plateia já eufórica o recebeu com muitos aplausos. O que se viu a partir de então, foi um carisma fora do comum que conquistou de cara a uma plateia bem diversificada onde podíamos ver pessoas de todas as idades. Não é preciso dizer que Alceu é um dos gigantes de música brasileira e que possui alguns dos mais  marcantes sucessos da MPB. E como não poderia ser diferente, foi exatamente isso que ele entregou à uma plateia orgulhosa por poder presenciar espetáculo tão singular.
Para abrir os trabalhos ´´Bodocó´´ que foi seguida por ``Pelas Ruas´´ deram o tom inicial da apresentação. Quando o musico ainda estava somente acompanhado de seu violão e antes de anunciar ´´Sino de Ouro´´ chamou ao palco Paulo Rafael (guitarra) e André Julião (Sanfona), e aí se iniciou uma viajem para os confins do nordeste, e para que essa viajem se materializasse, bastava fechar os olhos. ``Sabia´´ (Luiz Gonzaga) foi a homenagem prestada a um dos mais ilustres representantes da musica nordestina .``Coração Bobo´´ manteve a euforia dos presentes que acompanhavam cada musica com sorriso estampado no rosto.
Em certa altura do espetáculo, Alceu propôs aos presentes que fosse fundada a Igreja da Congregação Musical e com os presentes com as mãos levantadas entoou os primeiros acordes de ``Taxi Lunar´´, um clássico, composto com seus parceiros Zé Ramalho e Geraldo Azevedo. Já na parte final, mais um vez Alceu brinca com a platéia quando volta para o bis e sacramenta o que até ali já era ``jogo ganho``.  ``Como Dois Animais´´, ´´La Belle de Jour´´ (referência a obra prima de Luis Buñuel) e ´´Morena Tropicana´´ fizeram os presentes esquecer definitivamente o frio e a chuva que insistia em cair por aquelas bandas. Simplesmente memorável!


PS: Vamos aguardar agora por Zé Geraldo, que se apresenta no próximo dia 30 de Junho - O nível não para de subir!!


(Texto: Robério Lima)



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...