Destaques

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Cranial Crusher - O ABC Paulista Entra No Mapa do Crossover Mundial.










Desde de 2010 na ativa e com uma formação que conta com Renan(baixo e vocal), Lucas (Guitarra) e Guilherme “Fruto” (bateria) - o Cranial Crusher; oriundo de São Bernardo do Campo, vem desde então, aperfeiçoando com maestria seu som pesado e dilacerando tímpanos por onde passa. O power trio conta em sua trajetória com um um split - “Cranial Attack” em parceria com o Cerberus Attack, e o  EP “Necrópole”(2016) - lançado de forma totalmente independente e que rendeu um vídeo clipe da faixa título. Abaixo um papo bem descontraído com os caras da banda.


Salada Itinerante – Seis anos de estrada e  mantendo a mesma formação desde de o início. Sabemos que os ânimos em uma banda são muito complicados e a convivência em muitos momentos é o principal fator para uma dissolução. Nos conte o segredo dessa duradoura união?

[CxCx]: Nós já nos conhecíamos dos tempos de colégio, anos antes de formarmos o Cranial, então já rolava uma amizade forte de longa data. A gente conhece bem um ao outro e acho que isso facilita bastante a fortalecer a estrutura da banda, sabe. Uma banda formada por músicos/amigos tende a durar mais do que bandas formadas apenas por músicos. No nosso caso, a convivência não é um fator para dissolução, mas o contrário disso, saca? Nossa relação vai além do Cranial, a gente costuma sair juntos pra outros rolês e tal. Além de termos influências musicais bem parecidas, achamos que, no geral, o fator que nos mantém tocando juntos durante todos esses anos é justamente o fato de termos uma amizade sólida e também temperamento parecido. Pra nós, é fundamental a convivência e a camaradagem.
Mas como em todo relacionamento interpessoal, nós também nos desentendemos e brigamos às vezes, pois você acaba passando muito tempo junto, seja em rolês, ensaios, shows, viagens para outras cidades para tocar etc e isso sempre acaba gerando atrito, mas nada muito grave. A convivência é uma parada foda e vez ou outra sempre rola uns arranca-rabos né (risos!). Mas sempre tentamos passar a limpo qualquer princípio de estresse tudo sempre baseado no respeito.

SI – Vocês começaram fazendo covers de bandas consagradas, o que é normal no processo de desenvolvimento de uma banda. Qual foi o momento de ruptura para que vocês começassem a produzir um trabalho autoral e qual foi o impacto diante dessa mudança por parte do público que acompanha a banda?

[CxCx]: Exatamente, começamos em 2010 e covers de Black Flag, Ratos de Porão, Cro-Mags, Metallica, Slayer e etc foram um ponta pé inicial, mas a ideia da banda sempre foi fazer som próprio, por mais que no começo tenhamos começado tocando esses covers a fim de nos entrosarmos e estabelecermos as principais influências. Inclusive fizemos os primeiros shows tocando só covers. Mas chegou um momento que a gente sentiu uma maior sintonia e nos trancamos em casa, só compondo e os sons foram saindo naturalmente, dando origem ao split com o Cerberus Attack, o “Cranial Attack´´. Para aquelas pessoas que tinham nos visto em 2010 foi uma grande surpresa e sentimos que o resultado foi bastante positivo.




SI – Vocês já tiveram a oportunidade de dividir o palco com bandas que possuem reconhecimento mundial como Krisiun e Violator, coincidentemente duas das formações mais sólidas em atividade. Nos fale como foram essas experiências e qual a importância de oportunidades como essa para bandas mais novas na cena?

[CxCx]: Cara, foram dois shows animais e muito positivos, em todos os sentidos! Graças ao Tiago (Seventh Seal) e ao Kedley (Midnightmare), tocamos com o Violator em 2013 e com o Krisiun no ano seguinte, ambos os shows na nossa cidade, e foram experiências excelentes. Tivemos a oportunidade de conversar com os caras, que foram super humildes, trocar experiências e fazer shows com bandas que a gente curte pra caramba e são referência pra gente, então foi bem legal.

Particularmente, acho que oportunidades como essa são essenciais, não só pra bandas novas, mas bandas independentes no geral, que podem mostrar o som pra galera, ganhar um pouco de espaço e fazer novas amizades. O underground é um movimento enorme e fantástico, composto por bandas, organizadores, público, donos de bar, fotógrafos, etc e é de suma importância que eventos assim continuem rolando. Quer dizer, as bandas estão aí, com sangue nos olhos e querendo tocar, então eventos assim, que tirem as pessoas de casa e unam os amigos pra curtir um som são fundamentais.

SI – O EP ``Necropole´´ acabou de ``sair do forno´´. Como foi o processo de criação desse trabalho até chegarem ao resultado final? Nos fale também sobre a recepção obtida até o momento por parte desse trabalho.

[CxCx]: Com certeza foi outro passo enorme. Influenciados por Thrash Metal do final da década de 80 e início de 90, os sons desse EP tiveram uma dose extra de agressividade, com músicas mais diretas e riffs mais trabalhados, mas ao mesmo tempo sem deixar o nosso toque de crossover de lado. Geralmente nós três chegamos com ideias e riffs, juntamos tudo e assim as músicas vão tomando forma, esse esquema rola legal pra gente. Para o EP não foi diferente, ainda que o processo pré-gravação tenha sido um pouco puxado, fechando com gráficas, desenvolvendo as artes, fotos e etc. As composições fluíram muito bem e foi tranquilo chegar ao resultado final dos sons. Gravamos o EP no final de 2015 e já vínhamos trabalhando nos sons desde o começo deste mesmo ano, então já estávamos bem calejados. Foi só questão de chegar no estúdio e gravar.
A recepção da galera tem sido sensacional. O pessoal curtiu bastante e os shows têm sido insanos, então não poderia estar sendo melhor!

SI – Como anda o processo de divulgação desse trabalho? Existe alguma ação especial para promover o disco?

[CxCx]: Não existe uma ação especial para divulgar o EP recém lançado além do boca a boca, saca. Nós disponibilizamos os sons na internet (facebook, youtube, bandcamp e em alguns sites independentes) e por aí a galera vai sacando, passando pros amigos e tal. Nos shows nós vendemos cópias físicas e outros materiais também, o que ajuda bastante na divulgação!

SI – O EP foi lançado de forma totalmente independente. Vocês chegaram a procurar pelo apoio de algum selo para lançar o play?

[CxCx]: Sim, o EP foi lançado de forma totalmente independente e DIY pelo nosso selo, o The Funts Produções. Chegamos a entrar em contato com selos e distros de diversas regiões do Brasil, mas infelizmente até o momento não rolou nenhuma parceria. Se você tem selo/distro e estiver interessado em nos ajudar, é só mandar um salve pra gente!

SI – Além do diferencial de cantar em português, vocês abordam temas bastante presentes em nosso cotidiano. De alguma forma o atual momento político do país influenciou nas composições do EP. Qual a posição de vocês com relação à situação política e econômica em que o país se encontra?

[Renan]: Desde o início da banda, a ideia sempre foi cantar em português, que é a nossa língua nativa. Temos um som cantado em inglês, que foi o primeiro som de nossa autoria, mas é o único. Acreditamos que o nosso som não deve servir apenas pra falar de metal, mas sim para levar alguma mensagem ou reflexão às pessoas. Ao meu ver, o metal e o hardcore punk estão diretamente ligados a meios de protesto, contestação e contracultura, então nada mais justo do que representar isso nas letras também e levar algumas ideias àqueles que nos ouvem.

Em relação à atual situação do país, creio que vivemos uma situação fudida, um 2014 comparável a um 1984, ou até pior. Recentemente vimos realização de um pseudo-impeachment disfarçado de legalidade e regido por uma parcela da população de classe média/alta. Eu não defendo o governo dela, até por que muita coisa que ela fez foi errada sim, isso é inegável, mas não justifica tirá-la de lá. Além disso, recentemente saíram umas conversas de políticos explicitando o golpe, então só não enxerga quem realmente não quer ver. Pra mim, no geral, não é uma questão de partido A contra partido B e sim uma questão de nós contra o estado.

[Fruto]: Creio que nossos maiores públicos estejam na região do ABC e pelo Brasil, por conta disso, fazemos letras em português. Além de ser um desafio escrevê-las, é a forma mais direta de passar nossas convicções, servindo até como um meio de ativismo político e reflexão.

A situação político-econômica atual é complicada, tem várias coisas acontecendo dentro e fora do país, a crise é global. É difícil ficar a par de tudo. A interferência norte-americana nos Estados da América Latina sempre foi forte, tanto que como em 1964, o Brasil sofre um golpe novamente da burguesia nacional com o patrocínio de fora. Os ataques à classe trabalhadora vinham ocorrendo de forma moderada, porém agora, são muito mais intensos e a repressão também. Acredito que a melhor forma de resistir a isso é com a população se organizando pela base.  

SI – Voltando ao EP, achei que o novo logo da banda ficou animal. Como foi desenvolvida a arte do disco?

[CxCx]: Toda a arte do EP ficou animal mesmo, ficamos impressionados! Acredito que torramos o saco dos caras (risos)! A capa foi desenvolvida pelo Wendell, nosso amigo do ´´Eu o Declaro Meu Inimigo´´ lá de Recife. Queríamos englobar as letras e mensagens dos sons na arte capa, então surgiu algo como zumbis em um grande centro urbano e palavras de ordem e tal. A gente deu as primeiras ideias e ele teve total liberdade pra desenvolver a arte a partir disso. Foi uma troca de experiências muito legal! O novo logo foi desenvolvido pelo nosso amigo Umberto, do Helvetin Viemärit. As fotos ficaram por conta da nossa grande amiga Marcela Calif, que fez um trabalho excelente também! Com todos rolou um intercâmbio muito legal e eles conseguiram captar exatamente o que tínhamos em mente e expressar todo o conceito de protesto e contestação que surgiu no EP, seja musical ou liricamente falando.




SI – De forma quase simultânea ao lançamento do EP, vocês lançaram um vídeo clip da faixa titulo. O que me chamou a atenção, além do som (Claro!) foi que cada um de vocês veste uma ``peita´´ de bandas que também estão ralando no underground. Nos fale um pouco sobre essa relação entre as bandas.

[Renan]: Isso mesmo, lançamos um videoclipe pra faixa título do EP, “Necrópole”, que foi gravado e produzido pela galera do estúdio The Wave, o mesmo no qual gravamos o EP. É muito legal você citar esse lance das camisetas e do visual em geral, por que a ideia era justamente dar uma força e divulgar bandas que estão no mesmo corre que a gente! Claro que não daria pra usar camiseta de todas (risos), mas escolhemos algumas que temos relações bem próximas. Eu particularmente usei uma peita do Febre do Rato, banda de crossover dos nossos irmãos lá de Santa Isabel – SP a qual já fizemos alguns shows juntos, tanto em São Paulo quanto fora do estado. Os caras são super parceiros nossos e também estão tocando nos buracos por aí. Mas aproveitando a oportunidade, queria mencionar mais algumas bandas que ajudaram bastante a gente (não todas, por que seria impossível!): Bandanos, Midnighmare, Cerberus Attack, Mollotov Attack, Barbie Kill, Lobotomia, Thrashing, Disturbia Cladis, Seventh Seal e toda a galera da União Headbanger ABC e Brasil. Valeu mesmo!

[Lucas]: Eu acabei usando uma camiseta dos nossos amigos do Damnation City, parceiros nossos aqui de SP mesmo e que mandam um thrash metal direto e bem louco!

[Fruto]: A intenção era essa mesma (risos), ajudar a divulgar o trabalho dos caras que estão na correria conosco. São bandas que estamos tocando e fazendo rolês juntos por aqui, e também em outras cidades. Acredito que o Chaoslace é um dos grupo que mais dividimos os palcos e a ´´kombosa´´ nesses últimos tempos, a gente se ajuda bastante, então acabei usando uma peita deles.

SI – Para finalizar, gostaria de agradecer a entrevista com vocês e dizer que estamos aguardando o full length. Deixe suas considerações finais e qualquer outra informação que julgar pertinente.

[CxCx]: Gostaríamos de agradecer a todos do Salada Itinerante pela conversa, foi muito bacana trocar ideia com vocês! Fazemos parte de um movimento enorme que é o underground e somos só uma pequena parcela de tudo isso. Todos os envolvidos são essenciais pra que o movimento continue firme e forte. É o que sempre falamos nos shows, não importa se você é fotógrafo, dono de bar ou se você cola nos eventos pra curtir um som e agitar com as bandas, comprar material, fazer resenhas, entrevistas, vídeos e tudo mais, o importante é sempre apoiar e chegar pra somar! Muito obrigado a todos que nos dão uma força e estão nesse mesmo corre que a gente! O underground é isso aí, união e não competição!


Se quiser entrar em contato com a gente, é só nos procurar no Facebook ou mandar um e-mail para cranialcrusher@gmail.com. Valeu!



(Entrevista: Robério Lima)








Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...