Destaques

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Yes - Yes Album








O rock europeu tem suas referências inquestionáveis, e uma delas é o Yes - grupo seminal do rock progressivo inglês, que com o passar do tempo provou ser uma das referências do estilo e cravou em sua trajetória vários álbuns que sempre figuram em listas de melhores de todos os tempos. Um  desses registros é certamente “Yes Álbum”.
Lançado em 1971, é o terceiro registro da banda. E o  álbum é no mínimo irretocável. Não é pra menos, pois contava em sua formação com músicos que viriam a se tornar referências indiscutíveis em seus respectivos instrumentos. Uma fusão de genialidade talvez seria uma definição palpável para descrever o que se ouve em pouco mais de trinta minutos. A voz única de John Anderson aliada a guitarra sobrenatural de Steve Howe e a sincronia entre o baixo de Chris Squire e a bateria de Bill Brufford passando pelo teclado de Tonie kaye, engrossam um caldo já deliciosamente saboroso.
“Yours is No Disgrace” abre os trabalhos em alto nível e “The Clap” mostra o poderio das seis cordas comandadas por Steve Howe. “Starship Trooper” é daquelas viagens musicais que não precisariam acabar...não por acaso se divide em três partes, golpe certeiro!
“I’ve seen All Good People” é daquelas que grudam na alma. E “A Venture” e “Perpetual Change” fecham a bolacha em alto nível.
Esse disco é a “ponta do iceberg” na carreira desta seminal instituição da música britânica. Se você já tem o disco, ponha pra tocar no “repeat” e deixe sua sensibilidade se encarregar do resto. Boa viagem!


(Texto: Robério Lima)







2 comentários:

  1. YES,YES,YES...nunca um título caiu tão bem para uma banda que não poderia ter outra resposta mais adequada a uma proposta auditiva... Maravilhoso esse texto do Roberio que em nada deixou a desejar, principalmente no que diz respeito a experiência única de entrar em contato com a música desse verdadeiro monumento musical que é o YES. Para aqueles que ainda torcem o nariz pro rock progressivo deixo uma dica: abram os ouvidos e o coração e deixem levar-se pela delicadeza e pelo poder dessa música que vai além do tempo e dos modismos passageiros. E quando lhe perguntarem se estão a fim de uma experiência musical marcante, respondam sem titubear: YES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Nilton, seus comentários são um termômetro mais que preciso, pois transcendem a opinião pura e simples e enriquecem ainda mais o que já foi dito. Continue contribuindo com comentário e principalmente com seus textos cheios de elegância!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...