Destaques

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

David Gilmour- Rattle that lock tour 11 e 12 de Dezembro de 2015 Allianz Parque








Há muito tempo estou em dívida com os leitores deste blog, principalmente com o seu idealizador e mantenedor; que há tempos vem me cobrando um novo texto. Confesso que escrever para este espaço não é tarefa fácil, primeiro pela escolha do tema , haja vista a grande variedade de assuntos aqui abordados; mesmo que a maioria se refira ao mundo da música, segundo pela qualidade dos textos aqui publicados  o que exige certos cuidados para não poluir um espaço que a cada dia se expande em quantidade e qualidade.
       Apesar da minha insegurança resolvi escrever sobre um evento que marcou para mim, e creio que para muitos, o ano de 2015. Apesar de termos tido nesse ano que se encerrou uma variedade de espetáculos importantes, a lista de shows que passaram por São Paulo foi fechada com chave de ouro.
       No dia 11 de Dezembro de 2015 a cidade recebeu , para o delírio de milhares de fãs, um dos shows mais aguardados do ano: David Gilmour, o lendário guitarrista do Pink Floyd, desembarcou em São Paulo com a tour do seu último álbum Rattle that lock . Para os que presenciaram esse grandioso espetáculo creio que dificilmente o esquecerão.
        Aqueles que, assim como eu, são aficionados pela música do Pink Floyd tiveram a oportunidade de presenciar um momento mágico e inesquecível propiciado por um artista legendário e o timbre inconfundível de sua guitarra acompanhado por uma voz única e inalterada, apesar do peso dos anos que, assim como faz com os bons vinhos, a tornam cada vez melhor.
     Não cabe aqui fazermos comparações com o seu ex-companheiro de banda que por aqui já passou, ambos representam a essência do Pink Floyd, embora seja nítida a diferença entre os espetáculos dos dois, igualmente gênios: a teatralidade de um e a sobriedade do outro são características impossíveis de não se notar, porém tanto um quanto o outro sabem como poucos artistas elevar o nosso espírito com uma música que ultrapassa os movimentos e os modismos e encanta gerações.
       Quem esteve nos dias 11 e 12 de Dezembro no Allianz Park em São Paulo e também em outras cidades por onde a turnê passou teve a oportunidade de se emocionar com clássicos do Pink Floyd  como “Us and them”, “Money”, a avassaladora “Shine on you crazy diamond” entre outras obras primas, assim como também  comprovou que a criatividade musical desse grande artista não diminuiu com o passar dos anos o que ficou claro com as músicas de sua carreira solo que fizeram parte do set list, principalmente as do seu último trabalho “Rattle that lock” cuja canção homônima abriu o show levando a multidão ao delírio.

      Enfim, não quero me alongar divagando sobre o óbvio, simplesmente gostaria de marcar o meu retorno a este espaço dividindo com os amigos leitores a empolgação e emoção que senti por ter presenciado um dos maiores espetáculos dos últimos anos e ressaltar para as novas gerações a relevância deste e outros artistas que, apesar de não permanecerem constantemente sob os holofotes da grande mídia, fizeram a história da música revolucionando as concepções artísticas do século XX, tanto aqueles que ainda estão entre nós como aqueles que partiram quando ainda tinham tanto a oferecer.


(Texto: Nilton Aquino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...