Destaques

sábado, 27 de fevereiro de 2016

João Gilberto - João Voz e Violão








João Gilberto ao mesmo tempo que é considerado um dos baluartes da música e pilar definitivo da bossa nova, é também incompreendido por muitos que não reconhecem o alarde feito por entusiastas de  sua obra. Seu jeito sussurrado de cantar e a batida que revolucionou uma geração é visto como sem grassa por muitos que procuram uma resposta para tamanho prestígio. A verdade é que sua música é viciante e a cada audição a vontade é de ouvir mais e mais. E se na discografia do mestre todos os álbuns são referências máximas, vou ficar com “João Voz e Violão”.
Não por ser o melhor, mas por ter releituras inspiradíssima e interpretação impecável do mestre, esse álbum possui uma aura muito particular. Em pouco mais de trinta minutos João discorre sobre um repertório que conta com composições de Caetano Veloso (que é o responsável pela direção musical do disco) e Gilberto Gil – reverência do mestre à seus pupilos. As composições de Tom Jobim são recorrentes em sua carreira e “Chega de Saudade”, canção que imortalizou sua obra máxima, é indispensável quantas vezes seja regravada pelo rei da batida. João Gilberto ainda foi agraciado com o Grammy por esse disco, reconhecimento mais que providencial à lenda. Diante de tamanha beleza, o que nos resta é apreciar sem moderação o que a Bahia nos deu de mais pleno em termos musicais, pois a partir de João as ramificações foram as mais frutíferas. Vale lembrar que a modelo que ilustra a capa do disco é Camila Pitanga, que fazendo o sinal de silêncio, chama a atenção do ouvinte para que se atente somente a beleza da criação do mestre que parece estar tocando para cada espectador individualmente, tamanha sua precisão sonora. Mais uma obra indispensável para os que têm a música como combustível da alma!


(Texto: Robério Lima)

3 comentários:

  1. Confesso que sou um desses que sempre procurou uma explicação para o culto em torno de João Gilberto, porém tenho que admitir a sua grande contribuição à música brasileira e também reconhecer a paz transmitida pelas suas melodias inconfundíveis.Independente do seu gosto musical vale a pena conhecer a obra desse grande representante da nossa música.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. João é definitivo pra moderna música popular brasileira - 'Popular' porque não é música lírica,a bossa Nova e MPB não tem apelo das massas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...