Destaques

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Presenca de Anita






PRESENCA DE ANITA foi uma das minisséries de maior sucesso da TV Brasileira e causou um grande frisson na época de sua exibição. Por esse motivo, em todas as reprises garantiu bons índices de audiência.
O texto foi livremente inspirado no livro de mesmo nome do jornalista, historiador e escritor campineiro Mario Donato (que poucos sabem, foi escrito sete anos antes do lançamento de Lolita, a ninfeta do russo Vladimir Nabokov).
Desde que Manoel Carlos leu PRESENCA DE ANITA pela primeira vez aos quinze anos, carregou praticamente como uma obsessão a vontade de transpor o livro para a TV. Depois de anos trocando correspondências a respeito da obra, Mario Donato deu carta branca para que Manoel Carlos finalmente fizesse a adaptação da historia.
Passando pelo comando da direção, a cargo de Ricardo Waddington, ate a escolha dos atores, Maneco se cercou de artistas que já haviam trabalhado em outros de seus trabalhos. Alias essa e uma das características mais presentes em todos os seus projetos. Mas ainda havia um dilema; quem seria a interprete da personagem principal? Maneco desde o inicio não tinha a intenção de utilizar uma atriz conhecida, pois isso comprometeria o frescor exigido pela personagem. E depois de uma pre- seleção que contou com duzentas atrizes foi escolhida a desconhecida Mel Lisboa, que ate então havia feito somente algumas pecas publicitarias e trabalhos de teatro. 
A carga dramática contida na minissérie e seus elementos simbólicos são a tônica da trama. Desde a trilha sonora, calcada na musica francesa e magistralmente interpretada por Maysa ( Ne Me Quite Pas) ate os cigarros de Nando as espinhas que insistem em permanecer na face de Zezinho, itens com a função de alimentar os questionamentos existenciais, que neste caso ilustram a decadência de Nando ou a passagem para a adolescência e a descoberta de um mundo cheio de paixões e frustrações.
Com o passar dos anos podemos constatar que certos personagens ficam marcados a ponto de ofuscar outros trabalhos de alguns atores (vide Beatriz Segall e sua Odete Roitman), acredito que com Mel Lisboa o efeito foi o mesmo, pois sinceramente não me lembro de outro personagem que tenha marcado tanto sua carreira. De qualquer forma, Mel incorporou a personagem de forma tão verdadeira que todos nos, inevitavelmente ficamos apaixonados. Não deixem de prestigiar este grande momento da TV brasileira.

(Texto: Roberio Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...