Destaques

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Thina Curtis Arte Educadora,Poetisa, Escritora e Militante Dos Fanzines e Publicações Independentes.





Você Já leu um fanzine ? Você já fez um fanzine? 
Se a resposta for não ,tudo bem não se incomode pois muitas pessoas ainda não conhecem o que é um fanzine.
Para quem frequenta ou frequentou shows de punk rock/Hardcore ou Gigs  contra-culturais e eventos de poesia marginal provavelmente já conhece e pode certamente ter produzido ou produzir algum fanzine.
Fanzines são publicações independentes feitas de forma artesanal de  diversos formatos,alguns abordam historias , poemas, versos e tudo mais que o autor quiser transmitir artisticamente, bastante popularizado durante os anos 80,90 e até hoje dentro do movimento punk, os fanzines funcionavam como uma espécie de correio,informativo e material de expressão máxima da arte produzida por toda uma geração, para falar um pouco sobre a contra cultura do fanzine convidamos uma das  mais importantes militantes  dos fanzines, Thina Curtis  Arte educadora,Mãe,poetisa,escritora que nos conta um pouco de sua trajetória de dedicação aos fanzines a arte e a cultura, além de falar sobre seu coletivo fanzinada que promove o evento fanzinada uma feira totalmente dedicada aos fanzines e publicações independentes, confiram.







1-(Salada Itinerante) Praticamente sua historia se confunde com a historia do punk rock no ABC paulista uma vez que você viveu o inicio da cena punk por lá tanto acompanhando shows gigs quanto publicando editando e lançando fanzines gostaria que fizesse um paralelo de sua história com a historia do punk rock no ABC ?

1-(Thina Curtis) Verdade, sempre tive grande influência não só do estilo musical, mas da atitude punk, a ideia do faça você mesmo, o de correr atrás e fazer.
Vivenciei de perto a época das greves, as lutas sociais tudo era muito próximo devido a relação do meu pai com movimentos de esquerda então cresci com isso já enraizado.
E fanzines e movimento punk tem uma conexão muito forte.
Tenho grandes amigos de bandas, professores, ativistas sociais e culturais, faz parte de mim.



2-(Salada Itinerante ) Como você consegue conciliar sua vida pessoal uma vez que você é mãe e dona de casa com os trabalhos de Arte educadora , poetisa e editora de fanzines e jornais ?

2-(Thina Curtis)Creio que tudo que fazemos com alma, amor, tudo que é verdadeiro flui.
Da pra conciliar, ser presente, da pra ser mulher, mãe, poetisa fanzineira rs, da trabalho, mais vale a pena, creio que não me sentiria feliz se tivesse que abrir mão de algo que gosto e acredito. Tenho 2 famílias rs, a minha que construí e a das artes.






3-(salada Itinerante) Atualmente você vem trabalhando como arte educadora em uma escola no extremo leste da cidade de São Paulo no Bairro do Jd São Rafael , explique-nos um pouco sobre este trabalho ?


3-(Thina Curtis) É gratificante poder fazer algo dentro de uma escola, embora a maré sempre tende a ser contra.

As periferias precisam muito de projetos assim, e de pessoas que acreditem nisso também. Não adianta ter projetos culturais se não houver parceria, apoio.

Eu adoro trabalhar com a molecada, é um trabalho de formiguinha, mas tem suas compensações!

A inclusão de atividades na área de comunicação popular(fanzines, jornais,publicações independentes) é mais um passo significativo no sentido de possibilitar aos jovens novas oportunidades de formação cultural e social.

Estou também em outro projeto de Arte Educação em uma escola na zona norte de SP, junto com a Fabi Menassi(que também é minha parceira nas hqs) e Carlos Rogério Amorim( Central Zine/AfroEscola) tocamos o Projeto Arte Moderna E Contemporânea.






4-(Salada Itinerante ) Você faz parte do Coletivo Fanzinada , coletivo que realiza diversos eventos dedicado aos fanzines tanto na cidade de São Paulo quanto fora da cidade , conte-nos um pouco sobre a historia do Fanzinada e suas edições . Como funcionam e qual a periodicidade dos eventos que vocês realizam ?

4-(Thina Curtis)Sim, sou responsável e faz tudo também rs.
Surgiu mesmo de várias necessidades ligadas aos fanzines.
Surgiu a princípio para fanzineiros lançarem/divulgarem seus trabalhos, trocarem ideias, comemorar o dia internacional do fanzine.
E depois o Dia Nacional do Fanzine que acabamos de certa forma sendo responsáveis.
A  Fanzinada é uma mistura de várias linguagens artísticas e culturais. Acabou se tornando um evento de referência no circuito dos fanzines, por ser um evento envolvente, itinerante e criativo. É uma ação simbólica pela preservação da memória dos fanzines no Brasil.



Sempre estamos fazendo exposições com zines antigos, clássicos, raros e ao mesmo tempo tendo lançamentos de zines novos. Independente se a pessoa que esta lançando já é uma veterana ou é o primeiro zine.
Pessoas de todas idades já lançaram zines conosco!
E assim sigo dando continuidade na história zineira DIY.
E aí também não temos uma periodicidade.
Fanzine para mim é mais que uma paixão é missão mesmo!






5-Salada Itinerante) Recentemente tivemos a extinção do ministério da cultura , apesar disso os eventos artísticos e culturais continuam resistindo , tanto na periferia quanto em todas as imediações da cidade .Qual sua opinião frente a o fim deste ministério e como você vê os eventos artísticos e culturais atualmente?


5-(Thina Curtis) Tempos difíceis esses.
Tempos que me fazem pensar na ditadura.
A arte ela vai resistir sempre isso é fato, somos guerreiros, espírito livre! Vivemos a Utopia!
Saímos perdendo em relação a tantas coisas que eram realizadas devido ao Ministério.
Projetos, editais, verbas, intercâmbios...
Um país que não valoriza sua cultura é um país que só pode ter o resultado que estamos tendo agora nesse momento.
Violência,caos, um povo que não lê, não é politizado, logo não conhecem seus direitos, isso porque estamos numa suposta democracia.
A cultura ela tem que ser ensinada desde o ventre.




6-(Salada Itinerante) Recentemente você participou do 22 º Fest Comix um festival de Hqs já tradicional , como foi a experiência de realizar uma oficina de fanzines em um dos mais tradicionais eventos de HQs do Brasil ?
6-(Thina Curtis) Gratificante!
Primeiro tenho que agradecer a “Gabriela Franco” do Minas Nerds que tem aí um trabalho muito bacana de empoderamento feminino nas Hqs e Cultura GEEK E Pop, e levar o fanzine a locais assim sempre é muito bacana, muita gente ainda hoje em dia e ainda nesses eventos não conhecem fanzine e não sabem as possibilidades incríveis através dele.
Curti bastante o evento!











7-(Salada Itinerante) O universo dos quadrinhos e dos fanzines sempre foi composto em sua maioria por homens , como você analisa a participação feminina no mundo das artes sequencias e no mundo dos fanzines ?


7-(Thina Curtis) Realmente o universo dos quadrinhos é bem complicado quando pensamos na participação feminina.
É muito conservador, machista, embora isso esteja mudando, e para isso muita discussão e muita luta.
Mais também existe muita mulher que produz e as pessoas não conhecem, as meninas se sentem inseguras de participar de eventos que praticamente sempre foi frequentado por homens.
Isso é incomodo pra mim, porque pra mim a arte não tem sexo! Ela é única, igualitária.
Homens e mulheres podem ser bons quadrinistas, roteiristas, ilustradores etc...
Em relação aos fanzines creio que ele por si só já traz algo mais libertário e não seja tão restrito quanto os quadrinhos.
Sempre vi bem mais mulheres produzindo fanzines do que hqs.
Até porque os zines podem ser de qualquer assunto.


8-(Salada Itinerante) Atualmente estamos passando por um conturbado momento na historia política nacional , como você enxerga isso . qual o posicionamento que você busca ter referente a isso e de que forma você aborda isso tanto nos fanzines quanto com as crianças que você trabalha ?

8-(Thina Curtis) Que elas leiam, pensem, questionem.

Produzam, criem, não fiquem na inércia ,sendo marionetes sendo manipulados.

Vivemos um fogo cruzado atualmente.

Porem com tanta coisa ruim é hora também de repensar a escola,a política, os conceitos.

A necessidade de revisão do sistema educacional brasileiro é evidente. 











9-(Salada Itinerante) Durante um tempo você trabalhou como arte educadora na fundação casa , como isso marcou sua carreira e quais as experiências marcantes você viveu por lá que possam ser citadas ?

9-(Thina Curtis) Deixou marcas, o quanto precisamos urgente de cuidar de nossos jovens.
O quanto a família faz a diferença.
O quanto o descaso de toda uma sociedade para nossas periferias estão cada vez mais levando adolescentes talentosos, sonhadores, crianças ainda para o crime, para as drogas.
Com certeza o que mais me marcou foi ter trabalhado na Casa das Mães, lá me vi sem chão,ao mesmo tempo foi um desafio, ministrava oficinas para mães e bebês.
Foi uma experiencia única que vou carregar pra sempre em minhas lembranças, sempre me emociono quando lembro do tempo que passei lá, ali você ve o quanto é importante a arte, a educação, o quanto coisas simples como um sorriso e um abraço podem fazer a diferença na vida dessas meninas e bebês.
Através dos fanzines tivemos um vínculo materno, fraterno, enquanto produzíamos.
creio que a arte tem essa característica. O olhar para o outro, se colocar no lugar do outro romper pré-conceitos.


10- (Salada Itinerante ) Quais as principais dificuldades que impedem os artistas independes de publicarem hqs e fanzines no Brasil . O que você acha que mais impede a produção artística independente neste pais?

10-(Thina Curtis) Creio que desde sempre é a grana para bancar o trabalho autoral.

Pq hoje em dia temos muita coisa a favor em questão de divulgação, espaços, mídias.

A falta de verba para fazer os projetos acontecerem acaba sendo o fim dos projetos.

Nas hq's sinto falta da identidade cultural. Parece que as pessoas tem medo de falar sobre o que vive, sobre nossos problemas, sobre nossas riquezas.

Valorizar o que temos a nosso favor e de melhor.

Ainda vivemos em tempos de cultura de massa, só vende hq se for super-herói e gringo.

Nada contra heróis gringos, curto, coleciono e tal, porém sinto falta de representatividade.

Estamos avançando mais ainda em câmera lenta.






11-(Salada Itinerante) Para finalizarmos deixe um recado a todos que admiram seu trabalho , deixe uma previa sobre os seus próximos projetos o que esta por vir da mente desta ruiva militante dos fanzines ?
11(Thina Curtis) Eu agradeço a todos que me seguem, comentam, me escrevem, me enviam fanzines!
Me incentivam de alguma forma!
Agradeço você Danylo por me ceder esse espaço para falar um pouco dos fanzines.
Bom estou envolvida com várias coisas ligadas aos zines, quadrinhos, poesias.
Semana que vem dia 07/08 a Fanzinada estará participando mais uma vez do Festival de Inverno de Paranapiacaba e teremos uma programação muito bacana!
Temos alguns eventos marcados para esse ano também.
E eu estou sempre por aí em algum evento, seja prestigiando, seja ministrado oficinas, palestras, participando de debates.
Em agosto também farei umas intervenções com Fanzines em parceria da Secretaria da Juventude de Santo André.
O importante é não parar, é estar em movimento em ação!

Neozine
Eu hoje amanheci
Uma colagem de mim mesma
Um mosaico de sentimentos
Uma xerox multiplicada
Do meu interior
Colada, reescrita
Um carimbo na memória
Um impresso de emoção
Composta em diversas texturas, cravadas na alma
Em vários procedimentos e possibilidades
Um experimento ilustrado
Uma releitura em vários contextos
Meu nome é pluralidade
De uma leitura original
Atemporal
Espalhada por aí...
Thina Curtis


Próximo evento do coletivo fanzinada


Contatos
Facebook
https://www.facebook.com/thina.curtis?fref=ts
Grupo Fanzinada no Facebook
https://www.facebook.com/groups/fanzinada/?fref=ts

4 comentários:

  1. Amei a entrevista, Thina Curtis é inspiradora por sua atuação na arte, no belo trabalho social que desenvolve e como pessoa! adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a entrevista Thina Curtis é uma artista realmente inspiradora , como pessoa é ainda mais inspiradora ainda , foi uma puta honra realizar a entrevista com ela , alias é uma honra ter ela como amiga na caminhada dos zines das hqs em eventos culturais , realmente uma militante artística muito influente na minha caminhada e na caminhada de muita gente , gratidão pelo comentário e pela atenção mais novidades virão , acompanhe...

      Excluir
    2. obrigada gente, creio que se não existisse pessoas como vcs eu ainda estava firme na caminhada!

      Excluir
  2. To entrando nesse mundo de fanzine agora,sou ilustrador amador, curti a entrevista, muito inspirador!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...