Destaques

sábado, 14 de maio de 2016

Odisseia das Flores, Rap de Atitude e Proceder







O grupo de Rap Odisseia das Flores é formado por Jô Maloupas, Chai e Letícia, que desde 2008 focam seu trabalho na luta pela valorização da mulher na sociedade. O grupo, que possui originalidade e protesto como postura principal, vem trazendo à tona problemas do cotidiano e mostra também as dificuldades de se trabalhar em um espaço predominantemente masculino, deixando clara principalmente a resistência feminina.

Em 2010 conheceram DJ Dog que já passou por vários grupos conceituados de SP, o mesmo com sua experiência de mais de 15 anos no Rap Nacional, chega para somar com suas idéias inovadoras deixando esse trabalho mais dinâmico e original.
O grupo já participou do já tradicional programa, especializado em Hip Hop Manos e Minas da  TV Cultura, além de terem realizado  e participado de diversas atividades culturais nas periferias de São Paulo o grupo segue divulgando seu ultimo trabalho  o álbum "As Palavras Voam"  além de realizarem um forte intercambio de ideias e atividades no espaço cultural São Mateus em Movimento participando uma vez  a cada mês do ensaio geral que lá é promovido , realizamos uma entrevista com o Odisseia das Flores que todos vocês conferem a seguir! Boa Leitura a tod@s... 









1-(Salada Itinerante) O mundo do Hip Hop sempre foi dominado por Homens, as mulheres sempre foram colocadas em segundo plano, porem com o passar dos anos e o empoderamento feminino ocorrendo em todos os setores da sociedade com o Rap e o Hip Hop não seria diferente , hoje vemos um numero muito maior de mulheres participando da cultura Hip Hop de forma geral , Grafitando,na roda de Break  e por fim temos muitos grupo de Rap formados   exclusivamente por mulheres ,  porém a cultura Hip Hop e o Rap ainda é muito machista e muito tradicional quanto a isso gostaria de saber quais as barreiras que a Odisseia das Flores já enfrentou por ser um grupo formado em sua maioria por mulheres ?


(Odisseia das Flores) Já nos deparamos com muitas situações, porem  o que incomoda mais é quando os caras falam que a gente rima como homem, os caras não conseguem fazer um elogio valorizando a capacidade que a mulher tem  / sempre querem comparar.
Tem muito que desconstruir no movimento, principalmente o "lance" da vestimenta, os "caras" pensam que se a gente está com uma roupa curta estamos disponíveis, uns padrões impostos que não representa a mulherada.
Se a mulher sem ser da cultura Hip Hop tem jornada tripla, imagina uma mulher que atua dentro da cultura Hip Hop, nosso corre é muito louco, muito mais que de vários "Caras", é a casa para cuidar, filhos, marido, família, trampo, estudo, e se sobrar um tempo para cuidar de si mesma.





2-(Salada Itinerante ) O grupo foi formado em 2008, de lá pra cá vem ganhando muito espaço dentro da cultura Hip Hop tendo inclusive participado do programa Manos e Minas da Tv Cultura , e tendo também ganhado alguns prêmios tais como Mundo de Rua como Grupo revelação de 2012, premio  de incentivo a cultura Hip Hop em 2015 , gostaria que falassem um pouco sobre estes dois prêmios e esta participação  no programa da Manos e Mina da TV Cultura ?


(Odisseia das Flores)  Nossa participação no Manos e Minas foi importante para o Brasil saber que existem Mulheres atuando no hip hop e que através da arte transformam positivamente dentro das periferias. A cultura Hip Hop é linda e muito grande somos só uma peça desse grande "Transforma Cabeças".
Prêmios como "Mundo da Rua" e "Incentivo a Cultura Hip Hop" nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo, através da cultura Hip Hop estamos sendo referências para muitas mulheres, adolescentes e crianças.







3-(Salada Itinerante) Na formação do grupo vocês contam em sua maioria com integrantes que moram em Franco da Rocha e um integrante que mora no bairro do Brás como funciona a rotina de vocês para conseguirem reunir o grupo todo e ensaiar ,trocar ideias uma vez que Franco da Rocha faz parte do extremo Oeste da Capital e o Bairro do Brás faz parte da região central , como o Odisseia busca romper estas barreiras de locomoção que uma cidade tão grande como São Paulo nos impõe ?


(Odisseia das Flores) Cada integrante dessa Odisseia representa uma quebrada Chai é de Franco da Rocha, Jô é do Brás, Letícia vivia no Brás e hoje reside no Jardim Brasil e Dj Dog que é de Carapicuíba.
As barreiras são quebradas  com a disposição e amor que temos por esse projeto, porque fácil não é, são lugares totalmente opostos mas não nos impede de nos encontrar, o Brás acaba sendo sempre nosso ponto de encontro, e os Ensaios atualmente acontecem na Casa do Dj Dog em Carapicuíba e no Espaço São Mateus em Movimento, mas já ensaiamos por muitos anos em Francisco Morato e na Associação Cultural do Véio em Franco da Rocha.





4-(Salada Itinerante) Como funciona o processo de composição das musicas do grupo, geralmente como vocês começam a reunir as ideias para compor uma musica e grava-la ?


(Odisseia das Flores) A ideia das músicas sempre vem junto com os acontecimentos em nossas vidas, nossa inspiração está no nosso viver.  Esse processo de composição não é regrado, nós compomos juntas, compomos separadas e depois juntamos às vezes uma é interprete da outra, porque o lance é a representatividade, o que as 3 cantam, é o que as 3 acreditam...
Agora o processo de gravação é outra história, é outro processo mesmo "kkkkk", escolhemos um estúdio e começamos a trabalhar com um produtor musical para finalizar a música, nesse momento é que mapeamos a batida, deixamos as partes da música de cada uma com sua personalidade e finalizamos o som. Atualmente estamos gravando no Casa 1.





5-(Salada Itinerante) Como foi realizado o processo de gravação do Cd “As palavras Voam “ , em qual estúdio foram gravadas e mixadas as musicas que integram  este trabalho ?


(Odisseia das Flores) O álbum: "As Palavras Voam" foi gravado em 2012, foi um Cd totalmente independente. Foi um álbum com participação de vários produtores e por conta disso também teve gravações separadas. 2 músicas do álbum ( As Palavras Voam e Não Não Não) foram gravadas e mixadas no estúdio SET do Duck Jam , a Música (Desarmamento) foi gravada e mixada no Casa 1, a  música (Politicagem) foi Mixada por Theo Sarcástico. O restante das músicas foram gravadas e mixadas no Sem Grana ( Studio REC LIVRE)




6-(Salada Itinerante) Ouvindo as musicas do Odisseia  das Flores ficam evidente algumas influencias tais como Reggae,Ragga,Blues e Mpb , gostaria de saber quais são as principais influencias do grupo , e o que vocês vem ouvindo ultimamente , em termos de musica o que fez a cabeça do Odisseia e o que faz a cabeça de vocês ultimamente ?


(Odisseia das Flores) Gostamos de musica que passa uma mensagem positiva, uma mensagem que transforma e independe do gênero musical. Gostamos de swing, leveza, energia do bem é fundamental...  Escutamos de The Doors a Wu tang / De BB King a Tassia Reis / De Racionais a Tim / de Cassiano a Queen Latiii / de Dina a Janes / de Bob a James / DE Jackson A Criolo / De Elis a Caetano..... São muitas inspirações... Inclusive essa, que até musica vai virar.. rs



7-(Salada Itinerante) Tanto no ano de 2013 quanto no decorrer do ano de 2015 vocês realizaram diversas atividades culturais no espaço São Mateus em Movimento , como funciona esta conexão Franco da Rocha São Mateus que fortalece ainda mais a cultura hip hop e os movimentos sociais, conte-nos um pouco sobre esta aliança?


(Odisseia das Flores)  Em Franco da Rocha a cultura Hip Hop é muito carente de ações, o projeto "A
intercambio cultural com várias quebradas de SP". Atualmente estamos nos organizando como coletivo de Hip Hop para atuarmos com projetos que envolvem Oficinas Culturais e eventos de valorização da cultura negra e cultura de rua, continuamos trabalhando pela cultura Hip Hop aqui no fundão, nos sentimos na obrigação de dar essa atenção para nossa regional, se  a gente não se mobilizar nada acontece. Já no espaço São Mateus em Movimento fomos convidadas a cantar no evento deles em 2012 e sentimos falta da representatividade das mulheres na quebrada, a partir desse momento abraçamos a causa e nos juntamos  a esse coletivo para fortalecer. A Jo ministra oficina de rima com as crianças e junto com o Negotinho fazemos mensalmente a festa Ensaio Geral, que tem como objetivo trazer diversas atividades artísticas para se apresentar dentro da favela.




8-(Salada Itinerante) Atualmente vemos que o Rap e o Hip Hop tem tipo muito destaque dentro da sociedade em que vivemos, porém isso ainda é pouco se levarmos em consideração que a maioria dos grupos de Rap e coletivos de Hip Hop são autônomos e independentes ,fortalecidos quase que exclusivamente pela fé e luta de seus integrantes, como vocês enxergam o atual cenário de musica independente e como vocês vem que hip hop como um todo ?


(Odisseia das Flores)  A musica em destaque é o que a sociedade quer ouvir. As pessoas no geral não estão preocupadas com o social. Não querem mais ouvir falar de politica, de pobreza, de neurose. O pessoal quer musica para agradar os ouvidos, para curtir... Entendemos e respeitamos essa situação. Mas como artistas independentes e militantes seguiram outro caminho. O da contestação, a resistência, o nadar contra a maré e bater de frente contra o sistema machista, racista e patriarcal que nos é imposto.
Outro detalhe importante e que muitas pessoas não assimilam é que : "TEM QUEM CANTA RAP E NÃO É DO HIP HOP, E TEM QUE  CANTA RAP E É DO MOVIMENTO HIP HOP ". ..





9-(Salada Itinerante) O  Rap sempre formou músicos  extremamente politizados , atualmente estamos vivendo uma crise politica, econômica que só tem inflamado ainda mais o povo e a burguesia como vocês enxergam o atual cenário politico e de que forma vocês procuram se manifestar a respeito disso ?


 (Odisseia das Flores)  O momento é critico, mas para a periferia esse momento nunca deixou de estar critico. Matam a juventude preta desde sempre.. Executam através do poder de fogo, através da omissão de atendimento hospitalar, através do péssimo ensino das redes escolares e principalmente através do descaso as regiões periféricas. O Povo sempre foi esquecido. Mas esse povo está se armando de conhecimento e isto está irritando a “classe media” que sempre se sentiu superior e teve mais acesso do que nós que viemos dos lugares marginalizados.
Nossa luta e resistência é a INFORMAÇÃO!! Essa é a melhor arma. “podem tirar tudo de você, salvo seu conhecimento”.
Somos a favor da democracia e ninguém é besta, todo mundo sabe que o que está ocorrendo é golpe e golpe escancarado, na cara larga. Um pobre no poder incomoda, os pretos com dinheiro mais ainda... Vão fazer de tudo para boicotar a tão jovem e inexperiente “democracia”




10-(Salada Itinerante) Estava fazendo uma busca  rápida aqui pela internet fiquei impressionado com a agenda do Odisseia das Flores , vocês estão com a agenda lotada , gostaria de saber quais os planos para o segundo semestre deste ano  de 2016, e como todo mundo do grupo faz para conciliar a agenda do grupo que é bem extensa com a agenda pessoal uma vez que todos tem família e demais afazeres pessoais ?

(Odisseia das Flores)  O plano é trabalhar nosso segundo cd, que já está em fase de construção e também lançar mais 2 videos clipes. Quanto conciliar a agenda do grupo com a agenda da família é uma loucura, mas conseguimos porque queremos fazer essa Odisseia acontecer em nossas vidas, a gente acredita nesse trabalho, nesse sonho que virou realidade, a comunicação, a amizade e a compreensão nos ajuda nessa luta.







11-(Salada Itinerante) Para finalizarmos gostaria que deixassem uma mensagem para a galera que curte o som de vocês e para aqueles que ainda não conhecem também , assim como também deixarem as considerações finais , enfim o espaço é de vocês ?



(Odisseia das Flores)  Gratidão pra quem curte, fortalece e nos acompanha vocês nos motivam e faz SEGUIRMOS nos momentos de dificuldades que passamos, sem esse fortalecimento  ficaria mais tenso prosseguir. Pra quem não conhece nosso trabalho está aí a oportunidade "Odisseia das Flores" Rap feminino feito com amor e verdade.
Soltamos a voz porque temos necessidade de nos EXPRESSAR, comunicar com os nossos, representamos as vozes de várias irmãs que estão sendo silenciadas, é muito emocionante e motivador quando vem  uma pessoa falar com a gente agradecer aquela mensagem de incentivo que escutou em nossas músicas, a ideia é essa mesmo, fazer algo de bom na vida das pessoas através da linguagem Rap.
"Não desista, insista, vai em frente acredita
Dê valor a sua vez, muito amor a sua vida"




Clipe Oficial "Voz Que Soa"






                                                  Participação no programa Manos e Minas TV Cultura











Formação 
Chai Odisseiana
Jô Maloupas
Letícia Arruda
Dj Dog

Contatos


             Facebook

       Email
              Site
              Contato de imprensa
Telefone
11 957897179 / 
11 945069347 /
11 958754922

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...