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segunda-feira, 9 de maio de 2016

Bob Marley And Wailers - Soul Rebels (1970)







Depois de meia década de relativo sucesso na Jamaica, ao lado do amigo de infância Bunny Wailer e de Peter Tosh, Bob Marley, sentindo que não estava sendo respeitado pelos produtores e gravadoras, desmontou o The Wailers e mudou-se para os Estados unidos, aonde sua mãe já estava residindo, pensando em lá juntar dinheiro para comprar seu próprio sound system e poder assim produzir seus álbuns de forma independente. Ficou uma curta temporada, mas quando voltou o cenário musical jamaicano já era diferente: o ska tinha diminuído o andamento e se transformado em rocksteady e uma nova batida estava começando a tomar forma, impulsionada principalmente pelo, hoje lendário, produtor Lee Perry. Fascinado pelas novas possibilidades, o músico foi bater na porta do estúdio do produtor. Estava formada aí uma das parcerias mais importantes e negligenciada da história da música popular no mundo. 
O baixo de Lloyd Parks dá o tom e o The Wailers entram cantando "I'm a rebel, soul rebel". A música título, praticamente uma parceria entre Marley e Perry, já deixava claro na abertura do disco que os skas e pastiches de rhythm and blues americanos haviam ficado para trás. O soul ainda estava na gênese do som. Mas agora era um soul rebelde. "Try me" vem em seguida, com a cozinha dos irmãos Barrett dando o contorno e as belas harmonias vocais do Wailers ganhando personalidade ao mesmo tempo em que remetem à Motown. Sem metais, apenas guitarra, baixo, bateria e teclado. A nova batida desenhada por Perry começava a tomar forma definitiva nas brilhantes melodias de Bob. Na sequência, a guitarra de Alva Lewis faz a introdução para mais uma, dentre tantas, pérola pop do álbum: "It's alright", música que fala do período de Marley nos Estados Unidos, trabalhando como operador de empilhadeira na Chrysler, e mostra que a influência do produtor Lee Perry tinha alterado também o seu canto, tornando-o mais incisivo. "No symphathy", música escolhida para ser o single (nunca lançado) na Inglaterra, traz Peter Tosh nos vocais e na autoria, numa gravação mais lenta e esparsa que a regravada no seu álbum de estréia, "Legalize it", o que torna a desilusão retratada na letra ainda mais enfática. "My cup", uma adaptação de "Guess I'm gonna cry,cry,cry", de James Brown (sempre ele), foi a primeira música que Marley apresentou ao produtor e a que convenceu um supersticioso Lee Perry, fã incondicional de Brown, decidido a apenas trabalhar com temas instrumentais a aceitar produzir o cantor. Mesmo tendo sido a primeira música a ser gravada, já pode perceber-se o total entrosamento dos Wailers com o The Upsetters - banda de estúdio do produtor que Marley levaria consigo para a Inglaterra - com Aston "Family Man" Barrett trabalhando firme no baixo. "Soul almighty" flerta com o rock e encerra o lado A com uma guitarra suingada e deixando claro que a banda tinha realmente abraçado os fundamentos rasta e que a religião também seria uma marca de seus trabalhos. "Rebel's hop" abre o lado B com uma das belas harmonias vocais do Wailers, a prova de que o produtor havia acertado ao recomendar a Marley, então decidido a seguir sozinho, a juntar-se novamente com seus antigos parceiros. Destaque para a citação de "Cloud nine" do The Temptations, banda que Bob fez teste para ingressar durante sua estada nos EUA, e para as afiada guitarras de Alva Lewis e Tosh. "Corner stone", que seria rebatizada como "Jah is mighty" (com algumas alterações na letra), é inspirada em um incidente familiar em que Bob foi pedir ao seu tio Marley, dono da principal construtora jamaicana da época, dinheiro para comprar um carro para poder promover melhor sua música e recebeu a resposta de que o tio inglês não o reconhecia como membro de sua família. "The stone that the builder refuse,will always be the head cornerstone" (A pedra que o construtor recusar vai ser sempre a pedra angular), diz a letra com referência bíblica. Faz sentido. "400 years", outra com Tosh no "comando", com letra que versa sobre os 400 anos de escravização do povo negro, aparece mais acelerada e menos brilhante que a gravação feita para o apoteótico álbum "Catch a fire" (disco gravado alguns anos depois e que seria o primeiro grande disco da banda no cenário mundial). "No water" aparece com mais um maravilhoso trabalho vocal de Bob, mais brilhantes harmonias vocais do Wailers e é mais uma demonstração da veia pop do compositor. A decisão do "Scratch" perry em destacar os vocais da instrumentação, mostra-se eficaz no resultado da faixa."Reaction" é uma "música urbana", predecessora de "Concrete Jungle", com um conteúdo social e de chamamento. "In every little action, there's a reaction". Mais uma faixa em que a cozinha dos irmãos Barrett, o baixo chapado de Family Man e a bateria "one drop" de Carlton Barrett, ditam o ritmo e mostram que o som do reggae estava definido. "My symphaty",a faixa de encerramento, é uma versão instrumental de "400 years", bem ao estilo das gravações que vinham sendo lançadas por Perry e os The Upsetters, e que foi erroneamente batizada por ser confundida com "No Symphaty", a outra de Tosh.
"Soul Rebels" foi o primeiro disco do The Wailers lançado fora da Jamaica, com uma capa com a imagem de uma jovem moça com os seios à mostra e segurando uma metralhadora, que desagradaria os integrantes da banda que a classificariam como "soft porno". As gravações com Lee "Scratch" ainda continuariam no ano seguinte, com canções ainda melhores e mais pungentes (dentre elas "Lively up yourself, Kaya,Small axe, Dumpy conqueror. Todas depois ganhariam regravações nos discos "ingleses" da banda), e que resultariam em um outro disco, chamado "Soul revolution", que as "inteligencias" que comandavam a gravadora na Inglaterra se negou a lançar por classificar o som da banda como feito para um público muito restrito. Depois disso,Lee "Scratch" Perry continuaria suas experimentações em estúdio, gravaria ótimos discos com o The Upsetters,criaria o dub e se tornaria famoso no mundo inteiro como um dos grandes produtores musicais da história e os The Wailers cairiam nas graças do também jamaicano Chis Blackwell, produtor e fundador da Island Records, que, com melhores equipamentos e estúdios, tornaria o som do grupo mais palatável para o grande público europeu, Peter e Bunny deixariam a banda, partindo para ótimas carreiras solos, devido ao grande destaque dado a Bob Marley que acabaria por se transformar no primeiro (único?) pop star (no sentido estrito do termo) oriundo de um país periférico.Não é o melhor disco de Bob Marley and The Wailers, nos anos seguintes eles iriam além e criariam verdadeiras obras-prima da música mundial, mas é nele que está a formatação, a matéria-prima do produto que nos anos seguintes a velha Inglaterra industrializaria e comercializaria, abastecendo culturalmente o mundo inteiro.


(Texto:Leandro L. Rodrigues)



Um comentário:

  1. O idioma oficial do País o ajudou a se transformar em ''pop-star'' internacional,além do talento,claro.

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