Destaques

domingo, 29 de janeiro de 2012

Holywood Rock - Um Trago de Entreterimento.






Muito antes de existirem festivais como SWU, PLANETA TERRA e LOLAPALOOZA, tínhamos o HOLLYWOOD ROCK que, assim como o ROCK IN RIO, ficou famoso por reunir um cast bem diversificado. Foram oito edições que agitaram o sedento publico Brasileiro.
A primeira edição foi realizada em 1975 e foi a única que não contou com atrações internacionais, mas mesmo assim, houveram  apresentações de muito prestigio. Raul Seixas , Rita Lee & Tutti Frutti, O Peso, Vimana (Grupo formado por Lobão, Lulu Santos e Richie) Além de Erasmo Carlos e Celly Campelo .
O Festival só voltaria a acontecer em 1988 e já contaria com atrações de peso como Supertramp, Duran Duran e Pretenders além das bandas nacionais se apresentando no auge de suas formações como Ultraje a Rigor, Titãs, Ira e Paralamas do Sucesso.
Em 1990 os destaque ficaram por conta de Bob Dylan, Bon Jovi, Marillion e Tears For Fears . Do lado nacional Barão Vermelho, Lobão e Capital Inicial.
Em 1992 Skid Row e Extreme roubaram a cena. No auge de suas carreiras arrebataram o publico com uma serie de hits. E ainda houve o momento memorável em que o Extreme tocou Love of My Life (Queen) e deixou o publico arrepiado. Living Colour, EMF e Seal (em desempenho inesquecível) também foram destaques e tinham musicas entre as mais pedidas em vários programas de radio da época. Os já tradicionais representantes nacionais marcaram presença, e vale destacar a apresentação do grupo Cidade Negra (Que depois da troca de vocalista, alcançaram a fama, mas perderam a essência)
Em 1993 o movimento grunge dominava o mundo e seu principal representante (Nirvana)  desembarcou no Brasil para realizar uma das mais polemicas apresentações do festival. Alice in Chains (em minha opinião o melhor fruto desta época) L7 e ainda Red. Hot Chilli Peppers. Os dispensaveis De Falla, Biquíni Cavadão e Engenheiros do Hawaii foram as bandas nacionais (E provavelmente as mais chatas de todas as edições ) .Destaque para o Dr. Sin que representou o metal nacional, mesmo sem ter lançado nenhum disco na época.
Em 1994 o posto de headliners do festival ficaram a cargo de Aerosmith, Robert Plant e Poison e provavelmente o representante Brasileiro de maior peso, Sepultura. A parte dispensável  ficou a cargo de Whitney Houston e Fernanda Abreu.
Já em 1995, sem duvida nenhuma, tivemos a edição mais grandiosa. Foi a primeira apresentação dos Rolling Stones no Brasil e os sessentões fizeram um show a altura de sua historia mostrando que o tempo só fez bem aos incansáveis Jagger/ Richard. Tive o privilegio de conferir ‘ in loco’ este que foi meu primeiro show e de lambuja, ainda tive o privilegio de assistir Rita Lee e Barão Vermelho em apresentações exemplares.
Em 1996, testemunhamos a ultima edição deste festival que entraria para historia por promover um dos produtos mais perseguidos dos últimos tempos. Page/ Plant, Black Crowes, The Cure e Smashing Pumpkins deram o tom do fim melancólico de uma historia de vários anos e muitas performances memoráveis.  Com a A Leio Ordinaria n: 9.249, aprovada em 1996, proíbe propaganda de produtos fumígeros em eventos culturais. Desde então o festival não pôde mais ser realizado.

(Texto: Roberio Lima)

2 comentários:

  1. engraçado como vc estar por dentro de todos os festivais que contribuiram para essa diversificada homogeidade de culturas,,, vc é o primo caceteiro....kkk vc vai longe roberio.

    ResponderExcluir
  2. Texto simplesmente esclarecedor. Sem fúrulas e direto ao ponto. Fica aqui meus parabéns ao novo cronista dos festivais.

    Abraço.

    Sérgio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...