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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Teoria do Medalhão e O homem que sabia javanês: semelhanças e diferenças








Os dois contos abordam temas comuns como a relação entre hipocrisia e mentira como meios para alcançar o reconhecimento público e a ascensão social dentro de uma sociedade na qual a hipocrisia é tratada como valor positivo e onde a fraude é regra para a obtenção do reconhecimento e desvalorização do trabalho. Em teoria do medalhão os conselhos do pai ao filho no sentido de que este não tenha idéias próprias, resumindo-se a repetir as dos outros, constitui o reconhecimento da mediocridade como valor positivo  dentro da sociedade.Em O homem que sabia javanês Lima Barreto aborda os problemas de uma sociedade pós-escravista na qual o trabalho adquire um valor negativo, ainda associado a o negro e, portanto, não digno ao homem branco. Se no conto de Machado de Assis podemos presumir que a mediocridade é inerente a sociedade e a qual o indivíduo deve se adaptar para obter reconhecimento, no conto de Lima Barreto temos a ascensão social e o reconhecimento público obtidos pela fraude, assim como a idéia de superioridade nacional baseada no mesmo princípio. Em ambos os contos temos a figura do intelectual, porém abordados de formas diferentes, em Machado temos a sua imagem dissociada dos valores sociais, em Lima Barreto este é tratado como autoritário e exibicionista. Em ambos os contos temos a desvalorização do conhecimento empírico, Lima Barreto problematiza um problema já percebido por machado e que persiste na sociedade brasileira. 

(Texto: Nilton Aquino)


Um comentário:

  1. Queria ter encontrado este post anos atras quando prestei vestibular!

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