Destaques

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Primeira Impressão Não E A Que Fica.






 

O ano era 1998. Eu freqüentava uma loja de discos muito bem conceituada (nada de merchandising). Lá havia sempre novidades, ou seja, cds importados que deixava qualquer aficionado por música (o meu caso) completamente sem noção do seu orçamento (não foram poucas vezes que gastei muito mais do que podia). Num desses dias, entrei por acaso na loja para fazer uma hora enquanto aguardava os ônibus esvaziarem. Fiquei ali, olhando despretensiosamente as prateleiras, quando encontrei um cd chamado Sheik Yerbouti do Frank Zappa. Dias atrás, eu havia lido uma extensa matéria sobre o artista em questão e não pude conter minha curiosidade em relação ao mesmo. Não deu outra, o retirei da prateleira e me dirigi ao caixa. Minha curiosidade se aguçou ainda mais, quando o vendedor abriu um largo sorriso dizendo que aquele era um grande disco.      
 
Cheguei em casa e já o coloquei para tocar. A primeira música: I Have Been in You, me chamou a atenção por causa de sua voz grave, mas daí pra frente, só foi decepção. As dezessete músicas seguintes foram torturantes.  
 
Tirei o cd do aparelho pensando se eu o jogava no chão para pisoteá-lo, mas como era importado e havia me custado um valor considerável, optei em deixá-lo desprezado num canto da minha estante.
 
E lá ficou, até que um dia, curtindo uma fossa daquelas (eu havia tomado uma bota histórica de uma mina), resolvi ouvir música pra ver se me sentia melhor. Fiquei um bom tempo tentando encontrar um cd que me fizesse me sentir mais aliviado, mas não encontrava nada. Por acaso, encontrei o pobre Zappa, ali implorando por mais uma chance. E foi o que fiz.
 
O que posso dizer é que além dele me retirar daquele estado lamentável, pude perceber toda a força de sua música. E olha que eu só estava ouvindo um disco (que foi o mais comercial dele diga-se de passagem). Lá tinha letras irreverentes harmonias pra lá de complexas (dodecafonismo) e uma maneira pouca ortodoxa de tocar sua guitarra.
 
Esse fato me serviu para a vida, afinal de contas... A primeira impressão não é a que fica.  
  

(Texto: Sergio Silva)

Um comentário:

  1. Vou tentar de novo. Na primeira vez - alguns videos no Youtube - achei ele realmente chato. Gosto apena de "Bobby Browm", mas mais pela letra do que pela música.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...