Destaques

domingo, 1 de julho de 2012

Elvis Não Morreu!







Um ideal de extravagância e estilo...
Em tempos em que as personalidades são praticamente instantâneas e desaparecem com a mesma rapidez com que surgem. Ver um rosto que resiste no imaginário das pessoas mesmo 35 anos após sua morte causa até certa estranheza. A força da imagem de Elvis é daquelas que impressionam e inspiram os que não se conformam com desígnios piegas, tradicionais e conservadores.
Além da imagem, além do som...
Ao falar de Elvis, me vem na mente ousadia, irreverência, quebrar as regras. Causar! Considero que a importância dele consiste em sua espontaneidade, por ser intuitivo e excêntrico. Contarei, portanto duas breves sínteses de fatos que me impressionaram e que contribuem para a minha admiração diante deste. “Logo no início de sua carreira, ainda não famoso, Elvis se dirigiu a uma concessionária sendo, portanto abordado por um dos atendentes do estabelecimento que o levou para ver os carros, Elvis apontou para um Cadilac, que hoje corresponde a uma Ferrari; O atendente o laçou com um sorriso irônico e disse algo como: Ora, vamos ao que interessa! Mais alguns passos à frente e lhe mostrou os carros populares. Elvis entristecido com a arrogância do vendedor saiu da loja. No caminho encontrou um garoto que engraxava sapatos, o abordou e o levou direto para a concessionária, chegando lá, mandou que chamassem o gerente. Em seguida perguntou ao garoto: se eu fosse te dar um carro, qual seria? O garoto em sua inocência respondeu: qualquer um! Elvis então disse: quero dois Cadilacs, um pra mim e outro para o garoto, também quero que a comissão da venda seja dada ao garoto, que foi quem me vendeu. Tudo a vista, por favor.
Outro dia, saindo do supermercado, uma senhora lhe pediu um autografo, achando a situação surreal, disse que era fã dele, sempre tinha apostado no seu sucesso, também comentou que ninguém acreditaria que o autografo que recebera fosse verdadeiro. O astro, após ter dado o autografo percebeu que a senhora andava a pé com sacolas de compras, ofereceu-lhe então uma carona. Ao chegar à casa da senhora, pediu que ela abrisse a porta da garagem para facilitar a retirada das compras. Desta forma estacionou seu Cadilac na garagem e retirou as sacolas, em seguida se despediu da senhora que tivera ajudado e saiu a pé em direção a rua. A mulher sem entender o chamou, e disse que ele estava esquecendo o carro na sua garagem. Elvis por sua vez, disse: É seu! Agora todos vão acreditar que o autógrafo é verdadeiro. E faça-me um favor, se precisar, venda-o!” Desde então foi perdido as contas de quantos Cadilacs Elvis distribui por aí. Ele adorava dar presentes e fazer doações. Sua generosidade lhe rendeu homenagens e prêmios.
Elvis Presley, em verdade foi perseguido e tornou-se vitima de muitos preconceitos, por ir de encontro a um sistema estabelecido e quiçá por ter origens humildes, um “caipira sulista”, fato pelo qual sempre foi discriminado, mas o Rei da Guitarra Elétrica superou as adversidades, reinventado em criatividade, vigor e emoção. Entretanto suas apresentações televisivas quebraram todos os records de audiência, além das inevitáveis polêmicas geradas por suas performances explosivas. Muitos de seus admiradores postulam que somente o seu talento e perseverança o mantiveram “vivo” até os dias atuais e que a descrição de que ele só fez sucesso por sua aparência ‘boa pinta’, não é mais considerada admissível pelos biógrafos e historiadores da música na época, sendo consideradas como risíveis e recheadas de clichê.
Elvis supera sua própria lenda...
Um colapso fulminante, associado à disfunção cardíaca parece por um fim em uma história e dar início a uma lenda. Contudo a morte física de Elvis passa a ser um detalhe, posto que enquanto houver desejo e emoção, Elvis Presley viverá! 

(Texto: Nadini Kleaim)

17 comentários:

  1. Vale uma epístrofe:
    Nada acaba com a morte e nada se acaba com a morte, nem mesmo a morte!

    ResponderExcluir
  2. Nosssaa parabéns! Adorei o artigo...
    bem planejadoo.
    Parabéns novamente. xD

    ResponderExcluir
  3. O que é bom é pra sempre mesmo.:)
    Sempre gostei de ouvir Elvis, e lendo esse texto magnífico pude conhecer um pouco do seu lado humilde e generoso também. Adorei!
    Parabéns pelo artigo!

    Tonioni

    ResponderExcluir
  4. O melhor do elvis e saber que ele provoca bons textos, como esse ótimo, a irreverencia, as ações e ousadia de ELVIS bem discutidas aqui, o Elvis é tudo e isso memso

    ResponderExcluir
  5. Nadini, seu texto está muito bem elaborado, coerente e real. Continue praticando a boa escrita, interpretando o mundo como deve ser...em opiniões diversas. Beijão dear.

    ResponderExcluir
  6. Essa minha amiga sabe mesmo como elaborar bons textos pois ate eu gostei de lê-lo apesar de não curtir tanto Elvis mas conhecer um pouco dele através de um texto bem elaborado, sem exageiros, enfim, no equilíbrio que todas as coisas deveriam ter, parabéns Nadine (Astrinda).

    ResponderExcluir
  7. De fato, Elvis é uma referencia para quem não se conforma com desígnios tradicionais. Ele aspirava pelo novo, pelo desafio, como Nadini falou, "quebrar regras"! Alem de alguns filmes, a obra dele que mais gosto é SUSPICIOUS MINDS. Belo texto, maninha! (=

    ResponderExcluir
  8. Como esperado ... muito bom!!! parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Fatos desconhecidos por mim sobre esse grande nome da música, o que me faz ficar mais fã ainda dele. Vai ser bastante difícil algum cator nesses tempos de músicas "podres" conseguir atravessar gerações como Elvis o faz.
    ha... ja ia me esquecendo, ótimo texto... :D

    ResponderExcluir
  10. É...realmente, ótimo! Parabéns Nadini.

    ResponderExcluir
  11. Sinônimo de extravagância e ousadia, Elis Presley o Rei do Rock!
    Este texto nos revela de forma inteligente um pouco mais sobre um dos maiores ícones da cultura popular mundial no século XX, e no faz refletir sobre a qualidade das músicas atuais.
    Parabéns! Nadini pela produção...

    ResponderExcluir
  12. muito bom parabéns Nadine OLiveira,,

    ResponderExcluir
  13. Texto perfeito, assunto perfeito, pessoa perfeita!!! continue escrevendo Nadine Olieira! (Kayron Rafael)

    ResponderExcluir
  14. "Estranho", não conhecia esse lado humanitário do rei do rock.

    ResponderExcluir
  15. Eu também não conhecia,a voz do cantor é inquestionável,belíssima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...