Destaques

terça-feira, 13 de março de 2012

A poesia de um povo heróico retumbante




No dia 14 de Março comemoramos o “Dia Nacional da Poesia”. Poesia... Pode-se definir como um jogo de palavras bem colocadas, uma prosa, filosofia, fora do comum, transfigurando o mundo real do imaginário, um acalento para a alma que nos faz adormecermos como crianças num aprofundado poético.

            Não é em vão que se comemora neste dia, entretanto foi quando nasceu Benedito Lacerda, José Maria do Amaral, até mesmo Manoel Carlos e claro entre outros como Castro Alves, ele quem motivou a ser nesta data. A poesia no Brasil tem seu inicio no Quinhentismo, no período colonial, em um cronograma geral seguimos a seqüência do Barroco, Romantismo, Modernismo, Parnasianismo, Simbolismo e o Pos Modernismo.
           
“São duas flores unidas.
            São duas rosas nascidas.
            Talvez do mesmo arrebol.
            Vivendo no mesmo galho.
            Da mesma gota de orvalho.
            Do mesmo raio de sol.
Unidas ... Ai quem pudera.
Numa eterna primavera.
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida.
Na rama verde e florida.
Na verde rama do amor.”  – Castro Alves.

Grandes nomes poéticos se destacam no Brasil, a qual ficaríamos a transcrever um número quase que infinito destes homens honrados. È um talento natural que nem pede passagem, por sinal recebem até licença poética, mas claro isto é para poucos.

Como dizia Cecília Meireles: “E assim passamos a tarde neste longo exercício de alma, que jamais seja um sofrimento, para que a escrita seja legível.” Vinicius de Morais: “Para viver um grande amor” precisamos de uma “Mensagem à poesia” segurando a “Receita de mulher” pois a “Mulher que passa” nos traz o “Soneto da Felicidade”.

“De tudo ao meu amor serei atento
antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento.
e em seu louvor hei de espalhar meu canto
e rir meu riso e derramar meu pranto.” - Vinicius de Moraes.

Por isso não nos deixemos perder por coisas banais “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes” – Carlos Drummond de Andrade. Então largue tudo que está fazendo agora e comece a ler uma poesia e seja feliz sempre!

(Texto: John Rudy)

3 comentários:

  1. Nossa! nem sabia que é dia 14 de março o dia da poesia.

    ResponderExcluir
  2. Valeu John, belo texto.Comemoramos tantas datas sem sentido, enquanto essa em louvor de uma das mais belas manifestações da alma humana, pouca gente lembra.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Nilton, pura verdade! Deveria ser mais divulgada, até mesmo pela imprensa controladora, mas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...