Destaques

sábado, 27 de outubro de 2012

Saudades Da Nuvem Nove







A saudosa Nuvem Nove, que além de um ótimo ponto de encontro, foi uma das lojas de discos mais simpáticas que já conheci. Infelizmente encerrou suas atividades em 2008 e desde de então, deixou órfãos vários apaixonados por boa musica que procuravam por preço justo e por atendimento diferenciado. Basta dizer que já passaram por lá vendedores do gabarito de Sergio Alpendre (critico de cinema) e Bento Araujo (editor da revista Poeira Zine).
Felizmente os últimos dias da loja foram registrados em vídeo, o que deu origem ao documentário SAUDADES DA  NUVEM NOVE, dirigido de forma bem particular por Paulo Beto, o P.B. e contando em sua maior parte com depoimento e memorias de seu fundador, Jose Damiani e ainda relatos de funcionários que ajudaram a enriquecer a historia da loja.
Este documentário me traz a mente o privilégio de ter vivido essa historia tão particular, pois foi na Nuvem Nove que comprei muitos discos de Caetano, Gil, Zappa e uma infinidade de artistas mais obscuros, por preços bastante acessíveis.
Alguns irão dizer que hoje podemos baixar qualquer disco sem pagarmos um centavo, no conforto de nosso lar. Mas jamais sentiremos o prazer de conhecer um ``novo ´´Artista como antes.  De qualquer forma, temos a certeza de que ela se foi para nunca mais voltar e sem chegar a maioridade, nos deixou. Com seus dezessete anos de vida bem vividos, foi o recanto onde muitos deixavam o tempo passar em meio a tantos discos e ``causos da musica´´.
Ao fechar as portas pela ultima vez , Jose Damiani foi as lagrimas, certamente pela dor de findar um sonho, mas também pela morte de um formato que mudará o jeito de fazer musica.

Veja este documentário e entendam o quão importante e necessária é a musica em nossas vidas.



(texto: Robério Lima)

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Talvez o mais emotivo e poético que você tenha escrito aqui neste blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...