Jards Macalé, musico, ator, poeta e tudo que artisticamente for cabível para classificar esse gênio da cultura brasileira é retratado com leveza no documentário ``Jards Macalé: Um Morcego Na Porta Principal´´ (2008) dirigido por Marco Abujamra e João Pimentel.
A difícil tarefa de retratar o homem por trás de Jards tem por fim, canalizar a atenção do espectador para sua personalidade simples mas ao mesmo tempo cheia de labirintos e vias multifacetadas. Com aparições e depoimentos de personalidades importantes na trajetória de Jards, podemos ver o quão significativa é sua obra. Impossível não ir as lagrimas com a performance de um de seus principais parceiros, o já falecido Waly Salomão recitando o poema ``Jet Lagged´´ com a musica ``Vapor Barato´´ sendo magistralmente interpretada ao fundo por Gal Costa. Outros depoimentos, talvez não sejam reveladores, mas possuem peso importantíssimo para evidenciar fragmentos de seu legado.
Quando quiser conhecer ou até mesmo entender o que há de verdadeiramente relevante em nossa cultura, esse documentário é uma boa pedida.
Bendito seja Jards Macalé, pois maldito é a mãe!
(Texto: Robério Lima)