Destaques

sábado, 14 de novembro de 2015

Milton Nascimento - Courage








Falar de Milton Nascimento é um exercício de reflexão e requer muito empenho na busca por definir sua magnífica contribuição artística para a humanidade. Com o intuito de adentrar ao universo do mineiro de Três Pontas, esse que vos escreve escolheu o disco “Courage” lançado em 1969 e que teve como seu principal “Fiador” o maestro Eumir Deodato, (que na época já desfrutava de grande reconhecimento por seu trabalho como arranjador e mastro), e que ficou marcado por ser lançado como seu primeiro álbum internacional.
O disco possui dez faixas, sendo que sete delas já haviam figurado em seu primeiro trabalho “Travessia”, basta ouvir a faixa título ou “Morro Velho” para comprovar que o que já era bom ficaria muito próximo da perfeição.
 Com “Courage”, Milton atingiu patamar jamais alcançado em sua terra natal até então. De quebra se tornou um dos mais belos trabalhos de sua carreira. Herbie Hancock, que na época fazia parte da banda de Miles Davis, pediu para participar do álbum e Eumir cuidou dos arranjos; o  resultado desse trabalho é irretocável.
A carga emotiva e a veia contestadora de Bituca se fazem presentes em cada frase/nota do álbum - marca registrada do mestre, que com o passar do tempo se tornou sinônimo de bom gosto.
Milton é reverenciado mundialmente por artistas das mais variadas vertentes. Não por acaso, é referencia até para as próprias referências. Por isso, só posso dizer uma coisa; Ave Milton!


(Texto: Robério Lima)





Continue Lendo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...