Destaques

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto




Comecei a ter contato com o pré-modernismo através dessa obra. Nela, Lima Barreto utiliza a ironia e o sarcasmo para denunciar as mazelas das quais o Brasil era vítima. Com um protagonista para lá de tresloucado e dono de um patriotismo doentio, Lima Barreto descreve as aventuras e os dessabores do Major Policarpo Quaresma. Seu patriotismo atinge o ápice da loucura, quando o mesmo propõe que todos os brasileiros aderissem à língua Tupi, conclusão essa, depois de ter estudado minuciosamente nossos nativos. A partir daí o título do livro passa a fazer enorme sentido. Há também, inúmeras personagens interessantes das quais, Lima Barreto utiliza para descrever a loucura, o egoísmo, o egocentrismo, a covardia e o amor ao próximo.
O triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado em 1916, mas já havia sido levado ao público através de folhetins publicados em 1911.
Fica aqui a dica para quem quer ter contato com o que há de melhor em nossa literatura.


(Texto: Sergio Silva)
Continue Lendo...

sábado, 18 de julho de 2015

A Casa dos Budas Ditosos – João Ubaldo Ribeiro.




A Editora Objetiva idealizou um projeto chamado Plenos Pecado, onde cada um dos sete escritores selecionados escreveria um romance tratando dos sete pecados capitais. Coube ao João Ubaldo Ribeiro a missão de escrever um livro sobre a luxúria. E pasme. Ele foi ao extremo. Tanto é que esse livro foi censurado em Portugal.
João Ubaldo Ribeiro narra as aventuras eróticas de uma mulher do alto de seus 68 anos. Aventuras essas que chocariam até o maior dos promíscuos. Mas a misteriosa mulher se vê ao fim vítima de um aneurisma cerebral. Detalhe: segundo o escritor, ela de fato existiu e ainda por cima lhe entregou suas confidencias através de uma fita gravada. Não sabemos se isso é verdade ou se é um jogo literário de João Ubaldo.

O livro de fato é bem pesado para os que se consideram puritanos. Há relatos de incesto praticado pela confidente e por seu irmão. Nem o tio escapa. Há também sexo grupal.  Em suma, é putaria de cabo a rabo narrada em ritmo alucinante de forma magistral.


(Texto: Sergio Silva)
Continue Lendo...

domingo, 12 de julho de 2015

Panelaço - Irreverência a Moda da Casa





Já faz algum tempo, uma tendência relativamente nova traz outra alternativa para os que, mesmo com talento, não encontram espaço na programação das grandes emissoras de TV. Esses veículos de comunicação normalmente optam por exibir formatos vazios e sem nenhuma personalidade.
Na contramão de formatos engessados, João Gordo, que já passou por emissoras de médio e grande porte como MTV e RECORD, encontra na internet um meio para dar vazão à sua já reconhecida irreverência e também para mostrar que "dá pra fazer" sem depender de grandes recursos e ainda obter resultado com boa qualidade.
A cada semana João Gordo reçebe uma personalidade, que na maioria da vezes esta ligada à música, mas que também não possuem espaço em grandes meios de comunicação (na maioria dos casos, por opção do artista, afim de manter a integridade de seu trabalho), mas que possuem reconhecimento inegável em meío aos canais independentes. 
Enquanto cozinha ( uma reçeita obrigatoriamente vegana), Gordo conduz conversas bastante descontraídas com seus convidados onde o tempero principal é a informalidade. Já passaram por sua cozinha Mano Brown, Clemente, Gastão Moreira, entre outros. 
A fórmula do programa pode não ser das mais inovadoras, mas os envolvidos dão o sabor neçessario para que o programa não caia em armadilhas tão comuns em programas do gênero. 
"Panelaço" vem para saciar a fome dos que fogem do " arroz e feijão". Vida longa ao programa!


( Texto: Robério Lima)

Continue Lendo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...