Destaques

domingo, 25 de março de 2012

Philips Monsters Of Rock - 27 de Agosto de 1994





27 de Agosto de 1994 ficou marcado na memoria de muitos, pois foi realizada a primeira edição brasileira do famoso festival inglês MONSTERS OF ROCK, e que por aqui ficou eternizado pelo nome de PHILIPS MONSTERS OF ROCK por ter como seu principal patrocinador a empresa Holandesa de eletrônicos.
Quando surgiram os primeiros boatos a respeito do festival, muita gente não acreditou, ate porque, na época a internet engatinhava e, nesse caso, constatar a veracidade de certos fatos era tarefa difícil.
As bandas anunciadas para a primeira edição do festival foram muito festejadas pelos fãs e apesar das formações da época não estarem a altura de suas respectivas historias, foram muitos bem vindas pelo publico brasileiro. KISS, BLACK SABBATH, SLAYER e SUICIDAL TENDENCIES deliciaram a todos com clássicos e mais clássicos. Curiosamente as bandas nacionais escaladas estavam todas no auge e não fizeram feio diante da multidão que esteve no estádio Paulo Machado de Carvalho. RAIMUNDOS, VIPER, DR. SIN e ANGRA foram agraciadas com a oportunidade de tocarem no mesmo palco dos verdadeiros “MOSTROS”.
A banda responsável pela abertura do festival foi o VIPER que desfrutava de muito prestigio no Japão e ate gravou o EP “Maniacs in Japan” em terras nipônicas.
O RAIMUNDOS foi a segunda banda a entrar no palco e com seu “forro core” e já deixou o publico em alvoroço, de quebra, ainda teve a participação do Joao Gordo que colocou ainda mais lenha na fogueira. Falem o que quiser, mas o primeiro disco dos caras e muito bom e com doses intensas de ousadia.
A terceira banda a entrar no palco foi o DR. SIN que já tinha bastante prestigio no cenário nacional e com um Hard n Heavy certeiro agradou o publico com a musica “Emotional Catastrophe” que tocava bastante na época.
A ultima banda nacional a entrar no palco foi o ANGRA que alcançou popularidade somente comparada a do SEPULTURA no exterior e tinham lançado o excelente “Angels Cry”.
O Pacaembu já estava praticamente lotado e SUICIDAL TENDENCIES contaminou a plateia com energia e movimentação, sempre presentes em todas as apresentações da banda e Mike Muir e Cia como sempre tiveram o publico literalmente na mão.
O mais natural seria ter o SLAYER na sequencia, pois estávamos falando de dois monstros sagrados do metal (KISS e BLACK SABBATH), mas na pratica o que se viu foi o BLACK SABBATH com sua formação quase original, mas que contava com o mediano Tony Martin no vocal, tarefa difícil, pois a banda já teve em sua linha de frente lendas do porte de OZZY OSBORNE, RONNIE JAMES DIO e IAN GILLAN. Definitivamente não foi uma boa apresentação da banda, que divulgava o disco “Cross Purposes”.
Quem já esteve em uma apresentação do SLAYER entendera o que foi o show dos americanos e saberá que o publico presente esteve diante do inferno onde todos faziam questao de permanecer. Tom Araya, Kerry King, Jeff Hanneman e Paul Bostaph levaram os quase 40 mil “Bangers” presentes ao êxtase absoluto.
Para encerrar o evento com chave de ouro o KISS, que retornava ao Brasil agora sem mascara e depois de onze anos deu ao publico o que ele queria e mesmo não tocando seu maior hino (Rock N Roll All Nite) agradou boa parte do publico presente que aquela altura já estava em frangalhos, devido a maratona de quase 10 horas do mais puro som pesado. 

No final o saldo foi mais que positivo e já deixava aberta a possibilidade de uma segunda edição do festival. Em breve falaremos do “MONSTERS 95” que teve OZZY e ALICE COOPER entre os Headliners.

(Texto: Roberio Lima) 
Continue Lendo...

sábado, 17 de março de 2012

Cinema Paradiso





Giuseppe Tornatore já tinha certa experiência na TV e no cinema quando nos brindou com esse que foi seu maior sucesso cinematográfico. O Filme arrebatou os principais prêmios internacionais e encantou plateias do mundo inteiro com a historia de amizade entre Alfredo (Philippe Niret) e Totó (Salvatore Cascio).
Relato nostálgico e apaixonado de uma época de ouro em que o cinema era matéria de admiração e todas as idades se reuniam para apreciar filmes dos grandes mestres da sétima arte. Na verdade, a paixão pelo cinema e o caminho que nos conduz a reflexão sobre o vazio e as separações amorosas sem explicações.
A cada vez que assisto CINEMA PARADISO tenho a sensação de me tornar mais humano, e aos que acusam o filme de sentimentalista, (podem ate ter razão, mas quem se importa?), só posso afirmar que  isso e mais uma prova de que estamos diante de um grande filme.

(Texto: Roberio Lima)
Continue Lendo...

terça-feira, 13 de março de 2012

A poesia de um povo heróico retumbante




No dia 14 de Março comemoramos o “Dia Nacional da Poesia”. Poesia... Pode-se definir como um jogo de palavras bem colocadas, uma prosa, filosofia, fora do comum, transfigurando o mundo real do imaginário, um acalento para a alma que nos faz adormecermos como crianças num aprofundado poético.

            Não é em vão que se comemora neste dia, entretanto foi quando nasceu Benedito Lacerda, José Maria do Amaral, até mesmo Manoel Carlos e claro entre outros como Castro Alves, ele quem motivou a ser nesta data. A poesia no Brasil tem seu inicio no Quinhentismo, no período colonial, em um cronograma geral seguimos a seqüência do Barroco, Romantismo, Modernismo, Parnasianismo, Simbolismo e o Pos Modernismo.
           
“São duas flores unidas.
            São duas rosas nascidas.
            Talvez do mesmo arrebol.
            Vivendo no mesmo galho.
            Da mesma gota de orvalho.
            Do mesmo raio de sol.
Unidas ... Ai quem pudera.
Numa eterna primavera.
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida.
Na rama verde e florida.
Na verde rama do amor.”  – Castro Alves.

Grandes nomes poéticos se destacam no Brasil, a qual ficaríamos a transcrever um número quase que infinito destes homens honrados. È um talento natural que nem pede passagem, por sinal recebem até licença poética, mas claro isto é para poucos.

Como dizia Cecília Meireles: “E assim passamos a tarde neste longo exercício de alma, que jamais seja um sofrimento, para que a escrita seja legível.” Vinicius de Morais: “Para viver um grande amor” precisamos de uma “Mensagem à poesia” segurando a “Receita de mulher” pois a “Mulher que passa” nos traz o “Soneto da Felicidade”.

“De tudo ao meu amor serei atento
antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento.
e em seu louvor hei de espalhar meu canto
e rir meu riso e derramar meu pranto.” - Vinicius de Moraes.

Por isso não nos deixemos perder por coisas banais “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes” – Carlos Drummond de Andrade. Então largue tudo que está fazendo agora e comece a ler uma poesia e seja feliz sempre!

(Texto: John Rudy)
Continue Lendo...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um Fio De Cabelo De Uma Mulher Pode Valer Mais Do Que Um Falso Ideal




A hipocrisia é pior que a indiferença. Atualmente assistimos a uma onda de falsos ideais que me enoja, vivemos uma época tão vazia de valores reais que assistimos todo dia nas telas e nas ruas, assim como nos lares, uma crescente necessidade de demonstração de valores e sentimentos inexistentes. Diante do único valor atualmente dominante, o valor de marcado, vejo uma classe média engajada na tentativa de camuflar o seu vazio e sua futilidade. Uma das saídas encontradas pelo indivíduo realmente vazio e apegar-se a ideais de beleza e valores que na verdade foram, há tempos, transformados em mercadoria, com as bençãos do todo poderoso deus Mercado, o único realmente cultuado em nossa elegante e decadente sociedade.
    Entre esses ideais estão o amor e a religião, que podem ser comprados e consumidos em templos e motéis por qualquer um incapaz de lidar com a difícil arte de viver o real, assim como as drogas são a fuga do covarde diante da incapacidade de encarar, de cara limpa, uma vida real e de prazeres raros. Essa incapacidade de ser protagonista de sua própria história faz com que muitos cometam o absurdo de depositar no outro uma responsabilidade que é só dele: a de dar sentido a sua própria existência.
   Tudo isso tem resultado numa onda de infantilidade absurda que reflete como a maturidade é um estágio alcançado por poucos, faço minhas as palavras de Luiz Felipe Pondé quando este afirma que  "a infantilidade se tornou um direito de todo cidadão". Algumas instituições, há muito falidas; como a família, são hoje utilizadas pelo mercado como garoto propaganda e, dessa forma, como o mercado determina o que somos, se não aderimos a esses valores e instituições somos destituídos de qualquer qualidade  moral. Na obra O estrangeiro, de Albert Camus, o personagem Meursault é acusado de matar um homem e, durante seu julgamento, o promotor usa como principal argumento para sua condenação o fato de, dias antes, o réu ter ido a o enterro de sua mãe e não ter chorado e, além disso, no dia seguinte, ter se deliciado nos braços de uma mulher , como se isso fosse uma evidência de sua desumanidade.
   Não só discordo dos argumentos do promotor como concluo que chorar no enterro da mãe pode, em muitos casos, ser apenas uma necessidade de demonstração, para o outro, de algo que não existe de fato. Na obra esse mesmo personagem , que em determinado momento passa a ser julgado não mais pelo assassinato, mas por não ter chorado no enterro da mãe com a qual mal conviveu, recebe em sua cela a visita de um padre que, muito surpreso com o fato do réu ter afirmado ser ateu, tenta convencê-lo de que é inaceitável viver sem a concepção de Deus. Em determinado momento Meursault, irritado com os argumentos infundados do padre, agarra o seu colarinho e, cheio de indignação, pronuncia a frase mais expressiva de toda a obra:"sua religião não vale um  fio de cabelo de uma mulher".
      A mulher a qual o personagem se refere é Marie e pela qual demonstra um sentimento que não se encaixa em nada com esse amor romântico piegas de nossos dias, sendo, pois, mais real; haja vista não se basear em nenhum ideal metafísico. Podemos ter uma ideia dos sentimentos do protagonista com base na forma que Marie é descrita, linda, cozinhando sua comida,de vestido solto e listrado, enchendo sua vida de desejo, com os cabelos caindo nos ombros. Marie usava aquele tipo de vestido de verão solto, que permitia Meursault tocar, como se fora seu dono, o calor úmido entre suas pernas. Podemos concluir que, viver uma vida própria, sem seguir modelos pre-determinados, constitui uma violação às regras que sustentam uma sociedade fundada na hipocrisia. Meursault e Marie não queriam agradar a ninguém além deles próprios, não nomeavam o que sentiam, apenas atendiam o chamado dos seus desejos sem culpa e, portanto, talvez tenham conseguido algo que poucos conseguem: viver um momento de plenitude, o que vale mais do que uma vida inteira sem sentido.  

(Texto: Nilton Aquino)
Continue Lendo...

domingo, 4 de março de 2012

Carnificina Fest 6 - 03/03/12





A cena underground na Zona Leste de São Paulo nunca esteve tão ativa e graças à iniciativa de verdadeiros amantes da boa musica estão surgindo diversos festivais que são importantíssimos no intuito de promover bandas dos mais variados estilos. Entre esses festivais estão Maquina Profana Fest  e Carnificina Fest que mobilizam bandas dos quatro cantos do estado de São Paulo. A sexta edição do Carnificina Fest nos proporcionou uma experiência singular por trazer um dos principais ícones do cenário paulista, os maníacos do BANDANOS.  O festival estava previsto para começar as dezoito horas,  e nesse horário já haviam alguns headbangers em frente ao Bar Empório do Rock, que tem estrutura modesta, mas com dimensões ideais para sediar a “Carnificina”. Como já e de costume em festivais deste porte o destaque fica para as bandas que apoiam e participam ativamente de eventos como este. Foi o que podemos constatar com a presença de integrantes do CERBERUS ATTACK, P.D.N e ATOMIC DOGS.
A primeira banda a entrar no palco foram os caras dos IDEOCRIME com seu Hardcore/ Punk veloz e pegada doentia agitou a galera que naquele momento já estava insana.  O MANICOMIO (que substituiu o HOMELEES no festival) entrou em seguida e com um dos organizadores do festival no vocal (Sabote Zikamemo) deu mostras da insanidade presente em seu som e agradou muito ao publico que aquela altura já estava derretendo com o calor. As duas bandas que antecederam a apresentação histórica do BANDANOS foram o TERROR AGRESSAO e SOCIAL TERROR, que vieram diretamente de Itapetininga.  Destaque para o cover de “Periferia” do RATOS DE PORAO  executada pelo TERROR AGRESSAO.
Antes de falar sobre a apresentação dos BANDANOS, deixarei registrado o ponto negativo da noite. O publico estava interagindo em total harmonia e podíamos perceber entre os presentes a mistura de estilos, ate que um (..), não consigo encontrar uma definição, começou a fazer apologia ao Nazismo,  e certamente este (...) não saiba  que este tipo de atitude e crime sem direito a fiança e graças aos caras do BANDANOS que ficaram indignados com a situação o (...) foi expulso do recinto e assim as coisas ficaram mais tranquilas.
Bom, tranquilidade não seria o termo mais apropriado para definir o que veio a seguir, pois era hora do massacre e ninguém melhor que Cris Platterhead (voz), Marcelo Papa (guitarra), Helder Lange Tiso (bateria) e Xlaurox A. Kushiyama (baixo) para dar uma aula de simplicidade e energia, pois os caras chegaram cedo e assistiram todas as bandas e mesmo já tendo em seu currículo shows com o EXTREME NOISE TERROR, RATOS DE PORAO, KRISIUN e DR. LIVING DEAD os caras não demonstram nenhum estrelismo.  Depois de um rápido discurso (necessário por sinal) sobre o episodio mencionado no paragrafo anterior, o bicho pegou e clássicos como “Azul, Vermelho e Branco” , “Stay Cyco”, “Only For Good Thrashers” foram a senha para a “sessão do descarrego”. Crowding Surfing e rodas doentias se formaram do inicio ao final da apresentação.
Para finalizar, parabéns aos caras do CARNIFICYCO PRODUCOES e aos demais envolvidos por proporcionar esse histórico manifesto da cultura underground. Que venha mais carnificina!

(Texto: Roberio Lima)
Continue Lendo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...